24/04/2018 11h09

Concerto da Orquestra Sinfônica com o Ticumbi movimenta Conceição da Barra neste domingo em (29)

Após os dois concertos realizados em março no Teatro Glória, em Vitória, agora é a vez de Conceição da Barra receber, neste domingo (29), o encontro da Orquestra Sinfônica do Espírito Santo (Oses) com a música popular de uma das mais tradicionais expressões culturais do Estado, o Ticumbi de São Benedito. E o evento será mais do que especial:  além de diversas atrações, haverá a troca de faixa de mestre, onde o maior representante do grupo do Ticumbi, mestre Tertolino Balbino, passará oficialmente o cargo para Berto Florentino, atualmente contraguia do grupo.

A Programação ainda vai contar com cortejo, missa e apresentações de outros grupos de cultura popular. Estão confirmados coletivos representes do congo da Serra, de caxambu de Cachoeiro de Itapemirim e até o congado Moçambique de Ouro Preto, em Minas Gerais, que enriqueceram ainda mais a programação. Entrada franca.

O Ticumbi de São Benedito

Com pandeiros, viola, batas brancas e muitas cores, os integrantes do Ticumbi vêm passado de geração para geração, uma das mais belas tradições do nosso Estado. O Ticumbi é um folguedo tradicional típico do Norte do Estado, que homenageia São Benedito – padroeiro dos negros, pobres e oprimidos – e São Sebastião. O baile possui um enredo com toda uma dramatização singular: o 'Reis de Congo' e o 'Reis de Bamba', duas majestades negras, desejam fazer, separadamente, a festa de São Benedito. Como não há um acordo, trava-se um combate em forma de dança coreografada, onde assuntos do cotidiano são inseridos em uma forma bem-humorada.

Após 64 anos como mestre do Baile de Congo ou Ticumbi de São Benedito, Tertolino Balbino, de 85 anos, é considerado um dos mestres de cultura popular com mais tempo em atividade no Espírito Santo.

"De Terto para Berto: o mestre pede passagem"

Data: 29 de abril (domingo)

Local: Conceição da Barra

12h - Apresentação dos grupos mirins e chegada do cortejo fluvial ao cais.

13h30 - Cortejo até a Praça Matriz.

14h - Saudação dos grupos convidados ao Mestre Terto.

17h30 - Apresentação do Ticumbi de São Benedito com a Orquestra Sinfônica.

18h30 - Diplomação do Mestre Berto.

19h - Santa Missa no Jemar.

21h - Apresentação dos grupos convidados

Informações: