12/07/2016 16h16 - Atualizado em 12/07/2016 16h58

Foto: Yuri Barichivich
Meaipe, Guarapari

64 municípios capixabas estão na nova configuração

O Espírito Santo tem um novo Mapa do Turismo. Dos 78 municípios capixabas, 64 estão na nova configuração, divididos em 10 regiões turísticas. As informações estão no novo Mapa do Turismo Brasileiro, divulgado pelo Ministério do Turismo (MTur), nesta terça-feira (12). Em todo o país, foram identificados 2.175 municípios em 291 regiões turísticas.

A atualização do Mapa do Turismo Brasileiro em 2016 era uma das metas do Programa de Regionalização (PRT) do MTur, para que haja um documento que represente melhor a realidade do setor. Visando à multiplicidade de destinos no Brasil, a ação funcionará como um instrumento de orientação do órgão no desenvolvimento de suas políticas públicas, definindo a área e os recortes territoriais que devem ser trabalhados prioritariamente.

Os municípios que não possuem vocação turística, não priorizam o desenvolvimento dessa atividade como vetor econômico ou não trabalham de forma cooperada com sua região não entraram no mapa.

No Espírito Santo, a Secretaria de Estado de Turismo (Setur) realizou por meio da Gerência de Gestão do Turismo, entre dezembro de 2015 e fevereiro de 2016, as Oficinas do Remapeamento das Regiões Turísticas, em que dialogou com representantes do segmento do poder público municipal e de todo o trade local.  Foram realizados 11 encontros, um geral e 10 específicos para cada Região Turística: Metropolitana; Da Costa e Imigração; Doce Terra Morena; Dos Pontões Capixabas; Do Verde e das Águas; Dos Vales e do Café; Das Pedras; Pão e Mel; Dos imigrantes; Do Caparaó e Montanhas Capixabas.

“O processo de atualização do mapa foi um momento importante para o fortalecimento das instâncias de governança regionais, pois elas tiveram a oportunidade de analisar o papel dos municípios que compõem a sua região e como foi o desempenho destes no PRT. Foi a chance da própria região analisar como a gestão do turismo está sendo feita e com isso verificar quais foram os avanços e quais são os desafios da governança regional”, destaca a gerente de Gestão da Setur, Carolina Fávero.

O mapa elaborado nas oficinas das 10 regiões turísticas do Espírito Santo foi apresentado e aprovado na 50ª Reunião Ordinária do Conselho Estadual de Turismo (Contures), que aconteceu no dia 22 de março, em Vitória.

Mapa do Turismo Brasileiro

O Mapa do Turismo Brasileiro é o instrumento instituído pela Portaria  MTur Nº 313, de 3 de dezembro de 2013,  no âmbito do Programa de Regionalização do Turismo, que orienta a atuação do Ministério no desenvolvimento das políticas públicas.Este mapa define as áreas que deverão ser trabalhadas como prioridades. Ele é atualizado periodicamente, e conta com versões de 2004, 2006, 2009 e 2013. A Portaria Mtur nº205 de 9 de dez 2015, estabelece critérios para sua atualização. O último, elaborado em 2013, conta com os 78 municípios capixabas categorizados.

Categorização do novo Mapa do Turismo

Os 64 municípios do Espírito Santo presentes no Mapa do Turismo estão divididos em cinco categorias, de acordo com a Categorização dos municípios das Regiões Turísticas do Mapa do Turismo Brasileiro. O instrumento, elaborado pelo MTur, identifica o desempenho da economia do turismo para tornar mais fácil a identificação e apoio a cada um.

Dentro da metodologia, as cidades contempladas nas categorias A, B e C contam com 95% dos empregos formais em meios de hospedagem, 87% dos estabelecimentos formais de meios de hospedagem, 93% do fluxo doméstico e têm fluxo internacional. O conjunto de municípios dos grupos D e E reúne características de apoio às cidades geradoras de fluxo turístico que, muitas vezes, são aquelas que fornecem mão de obra ou insumos necessários para atendimento aos turistas.

Fonte: MTur

Confira como ficou o mapa do turismo do Espírito Santo:

Diferença

Regiões e municípios que compõem o mapa do estado

Região Metropolitana: Cariacica, Guarapari, Serra, Viana, Vila Velha e Vitória.

Região Montanhas Capixabas: Afonso Cláudio, Brejetuba, Castelo, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Marechal Floriano, Vargem Alta e Venda Nova do Imigrante.

Região dos Imigrantes: Ibiraçu, Itaguaçu, Itarana, João Neiva, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa e São Roque do Canaã.

Região do Caparaó: Alegre, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Guaçuí, Ibatiba, Ibitirama, Iúna, Irupi, Jerônimo Monteiro, Muniz Freire e São José do Calçado.

Região do Verde e das Águas: Aracruz, Conceição da Barra, Jaguaré, Linhares, Rio Bananal e São Mateus.

Região Doce Pontões Capixabas: Baixo Guandu, Colatina, Governador Lindenberg, Mantenópolis, Marilândia, Pancas e São Domingos do Norte.

Região dos Vales do Café: Atílio Vivácqua, Cachoeiro de Itapemirim, Mimoso do Sul e Muqui.

Região da Costa e da Imigração: Alfredo Chaves, Anchieta, Iconha, Itapemirim, Marataízes, Presidente Kennedy.

Região Doce Terra Morena: Montanha, Mucurici, Pinheiros e Ponto Belo.

Região Pedras Pão e Mel: Ecoporanga, Nova Venécia, São Gabriel da Palha, Vila Pavão.

Tatiana Negris - (27) 99805-1308

Instagram: @descubraoespiritosanto