16/12/2015 10h56 - Atualizado em 11/02/2016 17h14

Conselho destaca ações da Setur

Foto: Divulgação

O Conselho Estadual de Turismo (Contures) realizou, nessa terça-feira (15), a última reunião de 2015, no Hotel Bristol Century Plaza, em Vitória. Durante o encontro o presidente do Contures, o secretário de Estado de Turismo, José Sales Filho, destacou as ações desenvolvidas pela Secretaria de Turismo (Setur) neste ano, com destaque para as ações do verão.

Durante a reunião, José Sales Filho fez a apresentação das ações realizadas em 2015 nas suas três gerências (Estudos e Negócios Turísticos, Gestão do Turismo, e Marketing Turístico), como a celebração do convênio para reforma e reabertura do Farol de Santa Luzia, em Vila Velha; participação em feiras nacionais; apoio a eventos no Estado; A reativação do Serviço de Atendimento ao Turista (SAT); elaboração em um novo layout e novas ferramentas para o portal de promoção turística; articulação com a imprensa; e campanha de verão.

“Em novembro fomos surpreendidos com a lama na região de Regência, em Linhares, isso causou muitos boatos. Aproveitamos para esclarecer o posicionamento da Setur, de explicar que somente o município foi afetado pela lama e mostrar que o Espírito Santo está apto para receber os turistas e que estamos trabalhando em prol da divulgação e promoção do verão e praias capixabas”, ressaltou Sales.

Juntamente com a campanha de verão, que será lançada neste mês, outra ação focada para a alta temporada será realizada: a pesquisa de demanda turística da temporada de verão. A pesquisa teve início em dezembro, no Aeroporto de Vitória. Em janeiro de 2016 serão aplicados os questionários nos municípios de Anchieta, Aracruz, Conceição da Barra, Domingos Martins, Guarapari, Itapemirim, Linhares, Marataízes, Piúma, Santa Teresa, São Mateus, Serra, Vila Velha e Vitória.

O presidente a Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais do Turismo (ABBTur) Nacional, Elzário Júnior, participou da reunião e falou sobre a importância do novo plano nacional de turismo. “A elaboração do novo mapa de regionalização por parte dos estados é fundamental para o novo plano. É muito importante a participação de todos nesse projeto, que vai reformular o mapa turístico do Brasil”, explicou Elzário.

Outro ponto de destaque na reunião foi a assinatura dos quatro convênios celebrados por meio do edital para fortalecimento regional do turismo nas áreas de gestão e promoção regional, que tem como objetivo implantar novos projetos na área por meio das Instâncias de Governança Regionais. O valor aportado pela Setur nas regiões contempladas - Metropolitana, Imigrantes, Montanhas Capixabas, Costa e da Imigração – será de mais de R$ 753 mil, com contrapartida das regiões de mais R$ 83 mil. A expectativa é de que em 2016 esses projetos sejam desenvolvidos e entrem em vigor.

Contures

O Contures é um órgão colegiado de caráter consultivo, criado pelo Decreto nº 2026-S de 22 de outubro de 2003, em nível de direção superior, integrante da estrutura organizacional da Setur. É constituído por 45 membros representantes da sociedade civil, da cadeia produtiva do turismo, do Ministério do Turismo, da Assembleia Legislativa e da administração pública municipal, por meio das regiões turísticas. A reunião é aberta para os profissionais do setor, reunindo pessoas de diversas entidades.

Tatiana Negris - (27) 99805-1308

nstagram: @descubraoespiritosanto