23/10/2018 17h45 - Atualizado em 25/10/2018 16h37

Conselho Estadual de Turismo se reúne nesta terça-feira (23)

Foto: Ascom/Setur-ES
56ª Reunião Ordinária do Conselho Estadual de Turismo (Contures)

Na manhã desta terça-feira (23), aconteceu a 56ª Reunião Ordinária do Conselho Estadual de Turismo (Contures), na sede do Sebrae, em Vitória. Participaram do encontro os secretários estaduais de Turismo e da Fazenda, Paulo Renato Fonseca Jr. e Bruno Funchal, respectivamente; o diretor superintendente do Sebrae, José Eugênio Vieira; o superintendente da Infraero, Kleyton Peixoto; o gerente de Arranjos Produtivos da Secretaria de Desenvolvimento do Estado, Francisco Ramaldes, membros do Conselho e convidados.

Essa foi a segunda reunião do Conselho com o novo formato, conforme o Decreto Nº 1007-S, de 09 de julho 2018. “Fico muito satisfeito com o conteúdo desse conselho, que está muito bem representado. Nós temos tudo para dar um novo ritmo à gestão do Turismo no Espírito Santo”, elogiou o atual presidente do Contures, João Alfonso Silva.

Durante o encontro foram definidas as composições das comissões temáticas do Contures: Comissão de Promoção Turística; Comissão de Gestão e Regionalização; Comissão de Qualificação Profissional; Comissão de Infraestrutura Turística. “O Contures reúne os principais atores do setor no Estado. Precisamos sempre ter brilho nos olhos e trabalhar alinhados, sempre com o mesmo objetivo, alavancar o turismo do Espírito Santo”, apontou o secretário Paulo Renato.

Outro momento de destaque foi a apresentação das ações que a Secretaria de Estado de Turismo do Espírito Santo (Setur) vem desenvolvendo, em especial a redução do ICMS sobre querosene de aviação. “Estamos muito felizes com a lei. Será um momento sem precedentes, um impulso na geração de novos voos para o Estado que irá incrementar a economia capixaba e, por consequência, o turismo”, completou.

Para o secretário de Estado da Fazenda, Bruno Funchal, a parceira entre o poder público e o setor, por meio da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), foi fundamental para a concretização do acordo de competitividade nos moldes como aprovado pelo Governo do Espírito Santo.

“Foi um processo coordenado entre o Estado, por meio das secretarias de Fazenda, Turismo e Desenvolvimento Econômico, e a Abear, que atuou junto às companhias aéreas. Assim conseguimos conversar com o setor diretamente e olhamos para ele como um todo. A Abear nos apresentou instrumentos, metodologias e fundamentos muito importantes para a avaliação de impactos indiretos, e essa era uma das maiores dificuldades que tínhamos: mensurar se teríamos perdas na arrecadação do Estado. Isso nos deu muita segurança para darmos esse passo”, afirmou.

Segundo Funchal, além dos ganhos diretos para o Turismo, a vinda de voos diretos aumenta a competitividade do Estado. “Uma das dimensões do Ranking de Competitividade dos Estados é a ‘Infraestrutura’, e sempre íamos muito mal na subdimensão ‘Voos Diretos’. Acredito que a nossa posição no ranking vai melhorar muito”, comemorou.

O superintendente da Infraero, Kleyton Peixoto, parabenizou o Estado pela ação. “Essa é uma decisão moderna, que será um case de sucesso, pois gera grandes resultados em um curto período. O processo de conectividade do Aeroporto de Vitória será acelerado, em até 120 dias já vamos sentir reflexo dessa medida na movimentação do terminal aeroportuário.”

Estiveram presentes na reunião os representantes das cadeiras da Região Verde e das Águas, Região Montanhas Capixabas, Região Metropolitana, Região Vale e do Café, Região da Costa e Imigração, e dos Segmentos de Transporte Turístico, Meios de Hospedagem, Agências de Viagem, Imprensa especializada em Turismo, Instituições de Ensino e Qualificação Profissional, Trabalhadores do Turismo, Profissionais do Turismo, Bares e Restaurantes, Eventos, Conventions e Visitors Bureau, Fomento, Capacitação e apoio das Micro e Pequenas Empresas, Indústria e Comércio.

Sobre o Contures

O Conselho Estadual de Turismo (Contures) é um órgão colegiado de caráter consultivo, em nível de direção superior, integrante da estrutura organizacional da Setur. Criado pelo Decreto nº 2026-S, de 22 de outubro de 2003, recentemente teve o modelo reestruturado, conforme Decreto Nº 1007-S, de 09 de julho 2018. É constituído por 24 assentos divididos em comissões: Comissão de Promoção Turística; Comissão de Gestão e Regionalização; Comissão de Qualificação Profissional; Comissão de Infraestrutura Turística.

Conheça os membros do Contures: https://setur.es.gov.br/sobre-o-contures-2

Informações à imprensa: