23/03/2016 16h04

Conselho Estadual destaca ações da Secretaria de Turismo

O Conselho Estadual de Turismo (Contures) fez nesta terça-feira (22) a primeira reunião de 2016, no auditório do Bandes, no Centro de Vitória. Durante o encontro, a presidente suplente do Contures, a subsecretária de Estado de Turismo, Simone Modolo, destacou as ações desenvolvidas pela Secretaria de Turismo (Setur) durante a alta temporada 2015/2016 e também abordou assuntos importantes para o turismo capixaba.

Simone apresentou os resultados da campanha de verão “Tá dando praia”, realizada no final de dezembro. Os trabalhos da Setur com a mídia em nível nacional também foram destacados, como a última edição da revista de bordo Azul Magazine, que fala da Grande Vitória e o programa Mais Você, da Rede Globo, que exibiu a região das montanhas capixabas em dois dias.

A nova campanha da Setur “Amores”, que terá como publico os capixabas de coração, também foi apresentada aos membros do Conselho. “O objetivo é estimular o orgulho do capixaba pelo Estado, de tal forma que esse amor seja compartilhado e divulgado por todos. A mídia social será uma ferramenta de suma importância para a campanha”, explicou a subsecretária.

O superintendente da Infraero, João Marcos Coelho Soares, participou da reunião e destacou o andamento das obras do Aeroporto de Vitória. “As obras estão dentro do cronograma. É necessário entregar um aeroporto com o potencial e a grandeza do Estado do Espirito Santo”, afirmou João Marcos.

De acordo com o engenheiro da Infraero, Juliano Capuxo, 15% das obras já foram concluídas, e o empreendimento deve ser entregue na data prevista, em setembro de 2017. Juliano também deu alguns detalhes? sobre o novo Aeroporto de Vitória. “Vitória terá um dos aeroportos mais modernos do país, voltado para a sustentabilidade. A estrutura contará com recursos para a captação de água da chuva e canal de drenagem do óleo diesel da pista, separando das águas da chuva. A área de restinga no entorno do aeroporto também deve ser ampliada”, explicou. Além disso, a sala de embarque será seis vezes maior, haverá um novo pátio de aeronaves, estacionamento independente para taxistas e estacionamento com 2000 vagas.

Outro ponto de destaque da reunião foi a apresentação dos resultados da Pesquisa de demanda turística da alta temporada de verão 2015/2016, da pesquisa de fluxo turístico do aeroporto e do Boletim de meio de hospedagem em dezembro de 2015 e janeiro de 2016 pela gerente de Estudos e Negócios Turísticos, Danielli Nogueira. As Pesquisas estão disponíveis no link: http://www.observatoriodoturismo.es.gov.br/

A gerente de Gestão do Turismo, Carolina Fávero, apresentou o novo Mapa do Turismo Capixaba, que foi aprovado pelo Conselho. Agora a Setur tem até o final de abril para enviar o resultado ao Ministério do Turismo.

Carolina destacou o empenho da Setur na elaboração do novo Mapa, pois o Espírito Santo será o primeiro Estado a entregar o documento ao Ministério. “A atualização é necessária e exigiu empenho de todas as regiões juntamente à secretaria para atender as demandas do Ministério do Turismo”, explica.

A 50° Reunião Ordinária do Contures terminou com a apresentação da gerente-administrativa, Geruza Correa, e da analista do Executivo, Carla Brasil, sobre a regulamentação da lei Nº 13.019, que fala do Marco Regulatório do Terceiro Setor.

Contures

O Contures é um órgão colegiado de caráter consultivo, criado pelo Decreto nº 2026-S de 22 de outubro de 2003, em nível de direção superior, integrante da estrutura organizacional da Setur. É constituído por 45 membros representantes da sociedade civil, da cadeia produtiva do turismo, do Ministério do Turismo, da Assembleia Legislativa e da administração pública municipal, por meio das regiões turísticas. A reunião é aberta para os profissionais do setor, reunindo pessoas de diversas entidades.

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Setur

Tel.: (27) 3636-8006

Tatiana Negris (coordenadora) - (27) 99805-1308

Felipe Marçal

imprensa@turismo.es.gov.br

www.descubraoespiritosanto.es.gov.br

Facebook: Turismo Espírito Santo

Twitter: @turismo_es

Instagram: @descubraoespiritosanto

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard