29/03/2023 17h06 - Atualizado em 29/03/2023 17h08

Conselho Estadual do Turismo cria comissões temáticas

O Conselho Estadual de Turismo (Contures) se reuniu na tarde dessa terça-feira (28) em formato híbrido. O encontro teve como pauta a criação de comissões temáticas e a validação do novo Mapa do Turismo.

Além da apresentação do Mapa, outros assuntos estavam em pauta. O presidente do Conselho Estadual do Turismo, José Olavo Medici Macedo, abriu a reunião e coordenou os trabalhos. Em seguida, o secretário de Estado do Turismo, Weverson Meireles, apresentou as ações da Secretaria para o ano de 2023.

O secretário apresentou o último Boletim da Economia do Turismo, elaborado pelo Instituto Jones Santos Neves (IJSN), e a Pesquisa de Carnaval 2023. “O setor cresceu economicamente 25,5% no ano de 2022, com variação interanual de 7% no quarto trimestre, colocando o nosso Estado em nona posição, acima da Bahia. Além disso, a receita com atividades turísticas subiu 42,9% de 2021 para 2022, mostrando que a atividade turística no Espírito Santo cresceu, consideravelmente em relação ao pré-pandemia”, esclareceu.

Durante a apresentação, o secretário também falou sobre a continuidade das reformas e adequações do Saldanha da Gama, programas de qualificação, edital de fortalecimento regional e do Cadastur. “Ultrapassamos a marca de 3.300 cadastros, ocupando a 12° colocação nacional, tendo como desafio ampliar os meios de hospedagem com cadastro regular”, explicou.

O secretário também apresentou as ações de promoção da Setur. Ele salientou que, este ano, a Setur está com presença confirmada na Feira de Negócios Turísticos UGART, em Porto Alegre e na WTM Latin America, principal evento da indústria de viagens e turismo da América Latina, que acontecerá em São Paulo. Também estão programadas a participação de mais seis feiras pelo Brasil, incluindo a Expocatólica, a mais importante feira de turismo católico do país, que ocorrerá no mês de maio.

O Edital de Eventos, em fase final de análise na Procuradoria Geral do Espírito Santo (PGE), os editais de Famtour, Roadshow e Press Trip e o Projeto Estratégia Nacional Destinos Turísticos Inteligentes do Brasil” também foram apresentados pelo secretário.

Em seguida, o presidente José Olavo, passou a palavra para o secretário de Estado da Cultura, Fabrício Noronha. Ele apresentou aos presentes a Lei de Incentivo à Cultura Capixaba (LICC). “A lei é um divisor de águas para o Espírito Santo, na possibilidade de fazer e difundir a cultura, valorizando nossa diversidade e impactando todo o território”, esclareceu o secretário.

A Secretaria de Desenvolvimento (Sedes) também participou da reunião. A subsecretária de Estado de Competitividade, Rachel Freixo, apresentou aos presentes, o Compete-ES e o Invest-ES, programas de Desenvolvimento e Proteção à Economia do Estado; e de Incentivo de Investimento, respectivamente.

Em seguida, o presidente do Contures, José Olavo, propôs a criação de comissões temáticas permanentes e provisórias. As comissões criadas foram:

• Comissão Temática Provisória da Lei Geral do Turismo
  • Comissão Temática Permanente de Regionalização, Governança e Qualificação
  • Comissão Temática Permanente de Promoção, Roteirização e Comercialização
  • Comissão Temática Permanente de Qualificação para o Turismo
  • Comissão Temática Permanente de Inovação e Sustentabilidade

Durante a reunião, a Gerência de Gestão do Turismo (GESTUR) apresentou o Novo Mapa do Turismo, que passa a valer a partir de 29 de março de 2023 e terá validade de um ano. Murilo Vago, gerente do setor, mostrou a nova versão do mapa, que conta agora com 67 municípios. As novidades foram a entrada dos municípios Águia Branca, Itapemirim, Vila Valério, Rio Novo do Sul e Atílio Vivacqua.

O Mapa do Turismo Brasileiro é um instrumento no âmbito do Programa de Regionalização do Turismo que define a área – recorte territorial – a ser trabalhada prioritariamente pelo Ministério do Turismo no âmbito do desenvolvimento das políticas públicas. Para entrar no Mapa, os municípios precisam ter secretaria ou órgão municipal de turismo, orçamento destinado ao segmento, Conselho Municipal de Turismo instituído e ativo, além de prestadores de serviços turísticos devidamente regulares no Cadastur.

Ainda na reunião, o diretor técnico do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Luiz Toniato, apresentou o Acelera, programa de aceleração de negócios, que tem como propósito orientar empresários em como conquistar mais clientes, aumentar as vendas e acelerar os resultados da empresa.

O presidente do Conselho, José Olavo Médici Macedo, destacou a importância destes encontros. “Fico muito feliz com a reunião do Contures, pois com a presença de todas as entidades do trade, podemos perceber um novo momento do Turismo no nosso Estado. Senti os conselheiros com espírito renovado, querendo fazer do conselho uma ferramenta importante para ajudar no desenvolvimento do turismo do Espírito Santo”, frisou.

A reunião também contou com a participação presencial do secretário de Estado do Meio Ambiente, Felipe Rigoni; do diretor-presidente do Instituto Jones Santos Neves, Pablo Lira;  do Conselheiro da Federação do Comércio do Espírito Santo (Fecomércio), José Antônio Bof Buffon; representes da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas (Aderes), Região Turística dos Imigrantes, Região Turística Metropolitana, Região Turística Capixaba dos Vales e Café, Sindicato das Empresas de Promoção, Organização e Montagem de Feiras, Congressos e Eventos em Geral no Espírito Santo (Sindiprom), Segmento dos Profissionais do Turismo, Segmento da Imprensa Especializada em Turismo e representantes do Convention & Visitors Bureau.

Informações à imprensa:

Tati Beling