09/07/2016 14h17 - Atualizado em 11/07/2016 14h35

Contagem regressiva para o 16º Festival de Forró de Itaúnas

Forró de Itaúnas

Virar a noite dançando no embalo do forró pé de serra, sentir o dourado do sol sob as dunas, passar o dia de chinelo aproveitando os encantos da natureza ou então se divertindo em uma roda de amigos. Tudo isso só pode ser encontrado em um lugar encantador e privilegiado pela natureza, a Vila de Itaúnas, em Conceição da Barra. E em julho, a Vila fica especialmente mais convidativa, pois é quando acontece o Festival Nacional de Forró de Itaúnas (Fenfit), evento que atrai turistas de todo o Brasil e agita a comunidade. A 16° edição do evento acontece de 16 a 23 de julho.

O Fenfit reunirá o melhor do forró pé de serra em meio a shows, concurso de melhor música de forró e de melhores artistas. Com atrações locais e nacionais, o sábado (16), primeiro dia de Festival, começa em grande estilo, com a apresentação do cantor Alceu Valença.

No domingo (17), o destaque fica por conta da cantora paraibana Lucy Alves. Entre segunda (18) e quinta (21) a festa continua com as etapas do concurso de melhor música e apresentações como Trio Juazeiro, Dona Zefa e Trio Chamego.

Na sexta (22), quem se apresenta é o sanfoneiro Mestrinho, e no sábado (23) acontece a premiação do concurso das bandas de forró e o encerramento do Festival, com o show da Banda Falamansa.

Os 1° e 2° lugares do concurso de música do Fenfit 2016 serão incluídos no CD e DVD da 16ª edição e receberão carta-convite para participar do Forró Festival London 2017, na Inglaterra, além de levarem pra casa a quantia de R$ 4 mil e R$ 3 mil, respectivamente. O 3° lugar leva R$ 2 mil. Também serão premiados com R$ 500 os melhores das seguintes categorias: Intérprete, Sanfoneiro, Zabumbeiro, Trianguista, Letra e Revelações Masculina e Feminina.

A Setur apoia a realização de eventos no Espírito Santo, incentivando o capixaba a conhecer e a valorizar a cultura local.

O Festival

O Fenfit acontece desde 2001, sempre em julho, e despontou como principal festival de forró pé de serra do país. O Festival de Itaúnas é o único evento do Brasil que promove a revelação de novos talentos deste estilo musical.

O objetivo do Fenfit é estimular a produção musical, incentivando a criação, a inovação e a renovação dentro do movimento “Forró de Itaúnas”, que há quase 30 anos vem preservando e divulgando as raízes culturais locais e a música popular regional. Além da programação musical oferecida pelas atrações de renome, o Festival dá oportunidade a novos talentos de se apresentarem em um dos mais importantes palcos do forró pé-de-serra no Brasil e no mundo.

Uma das marcas do festival é a duração do evento, não apenas no contar dos dias, mas também no desenrolar das horas. Quem escolher curtir os oito dias de forró tem que estar preparado para ver o nascer do sol e, claro, ao som de muito forró pé de serra.

Descubra a Vila de Itaúnas

Uns dos destinos mais exóticos do Espírito Santo, a Vila de Itaúnas é famosa por sua simplicidade, pelo ambiente rústico, pelas belas dunas, pelas praias bucólicas, pelo povo hospitaleiro, pela boa gastronomia e especialmente pela tradição do forró pé de serra. Está localizada no município de Conceição da Barra a 256 quilômetros da capital Vitória.

Lá fica o Parque Estadual de Itaúnas, onde estão as dunas. O Parque apresenta ecossistemas de diferentes tipos, como mata atlântica, tabuleiro, praia, rio, manguezal, restinga e alagado, além de abrigar fauna variada. Além das dunas, os 25 quilômetros de praias de águas mornas encantam visitantes que aproveitam os dias nos quiosques. Uma dica é admirar o pôr do sol em cima das dunas, o visual é incrível.

Outro ponto famoso na localidade é a Praia de Riacho Doce. A 16 km da Vila de Itaúnas, a praia quase deserta é uma das mais belas do Brasil. Cheia de encantos, é interessante saber que um pequeno córrego de água doce de cor escura passa no local e deságua no mar, daí surgiu o seu nome. Riacho Doce é ideal para quem procura um lugar calmo para aproveitar o dia.

Como chegar: Saindo de Vitória siga pela BR 101 sentido norte. Após cerca de 3 a 4 horas de viagem, entre à direita na Rodovia ES 421 sentido Conceição da Barra. Em seguida, vire à esquerda na ES 010 e siga por cerca de 20 km de estrada de chão até chegar à Vila.

16° Fenfit - Festival Nacional de Forró de Itaúnas

Quando: 16 a 23 de Julho