10/06/2020 17h45 - Atualizado em 18/06/2020 17h02

Covid-19: Espírito Santo conta com programa de boas práticas de higienização para o turismo

Estão disponíveis no site do Ministério do Turismo as boas práticas sanitárias para o combate ao novo Coronavírus (Covid-19), específicas para as empresas e serviços que compõem o setor de turismo. As regras foram elaboradas por 21 instituições técnicas, têm a validação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e são recomendatórias ao setor. Junto a estas normas, o Ministério do Turismo criou o selo “Turismo Responsável – Limpo e Seguro”, um instrumento que qualifica as empresas e será referência aos turistas.

 

Os protocolos foram construídos em parceria com o trade nacional, levando em consideração diretrizes internacionais, e contou com a validação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). “O setor agora conta com uma base de boas práticas específicas para prevenção ao Covid-19. Nossa orientação é de que o setor busque esta adequação para quando as autoridades de saúde permitirem que os serviços ligados ao turismo retomem suas atividades e os empreendedores estejam cumprindo todas estas normativas”, esclarece o secretário de Estado de Turismo, Dorval Uliana.  

 

Estão disponíveis protocolos para: Meios de Hospedagem; Agências de Turismo; Transportadoras Turísticas; Organizadoras de Eventos; Parques Temáticos; Acampamentos Turísticos; Restaurantes, Cafeterias, Bares e similares; Parques Temáticos Aquáticos; Locadoras de veículos para turistas, Guias de Turismo, entre outros.

 

O selo

 

“Turismo Responsável – Limpo e Seguro” é recomendatório e terá o papel fundamental de auxiliar o turista na hora de escolher um hotel, uma locadora de carros, um parque temático, por exemplo. “A pandemia nos impõe novos desafios. O setor do turismo brasileiro, por meio dos secretários de Estado, junto com governos e auxílio técnico das entidades, está entregando aos empreendedores este conjunto de orientações específicas de cada serviço, para que ele busque a adequação e no futuro esteja referendado para exercer sua função, de forma segura, dentro da cadeia produtiva do turismo”, explica Uliana.   

 

Para solicitar o selo, o interessado deve acessar o site  http://www.turismo.gov.br/seloresponsavel/ ler as orientações previstas no protocolo destinado ao segmento em que atua e estar com a situação regular no Cadastur. Em caso positivo, ele adere à autodeclaração que atende aos pré-requisitos determinados e é encaminhado para uma área do site onde pode realizar o download do selo para impressão.

 

O selo, que é totalmente gratuito, deverá ser colado em local de fácil acesso ao cliente e conterá um QR Code por meio do qual o turista poderá consultar as medidas adotadas por aquele empreendimento e/ou profissional. Além disso, possibilitará a realização de denúncias em caso de descumprimento, o que poderá resultar em revogação do selo. Em caso de empresas, o selo já se encontra disponível. No caso dos guias de turismo, ele deverá estar disponível em cerca de 20 dias.

 

Com informações do Ministério do Turismo

 

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Imprensa da Setur
Simone Diniz
(27) 3636-8006 / 9 98051308
imprensa@turismo.es.gov.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard