15/07/2021 12h21

Desafio de ciclismo divulga missão jesuíta no sul do Espírito Santo

Baseado no roteiro histórico “Missões Jesuítas do Século XVII”, acontece neste sábado (17) e neste domingo (18), a 6ª Edição do "Pedal Missão Jesuíta 24 horas”, maior desafio de mountain bike capixaba. O trajeto contempla 12 municípios capixabas e é baseado no documentário “Montes do Castello – O Tesouro das Missões”. A primeira parte do percurso é o mesmo caminho que os padres jesuítas fizeram há quase 400 anos, para fundarem, no ano de 1625, as "Missões dos Montes do Castello”, margeando os rios Benevente e Caxixe.

O desafio reúne fé, desafio, tradição, história e cultura. “O evento reúne vários atrativos e colabora para a divulgação da história do Espírito Santo, possibilitando ao grupo conhecer o caminho feito pelos jesuítas, parte tão importante para a formação do nosso Estado”, enfatiza a secretária de Estado de Turismo, Lenise Loureiro.

O percurso de cerca de 350 quilômetros corta 12 municípios capixabas e será realizado por 65 ciclistas, moradores de 17 cidades, que farão apenas dez pequenas paradas para alimentação e descanso, levando cerca de 24 horas ininterrupta. Um caminho desafiador que chega a atingir 1.200 metros de altitude em São Bento de Urânia, município de Alfredo Chaves.

O trajeto completo terá saída de Castelo, percorrendo as Montanhas Capixabas, passando pelo Vale do Caxixe, ao lado do Forno Grande, Matilde, visitando as igrejas jesuítas em Guarapari (Matriz Velha), Anchieta (Santuário de São José de Anchieta), Itapemirim (Igreja de Nossa Senhora do Amparo), Presidente Kennedy (Nossa Senhora das Neves), retornando a Castelo, cidade da única missão jesuíta interiorana em solo capixaba.

Documentário

O documentário “Montes do Castello – O Tesouro das Missões”, que inspirou a criação do roteiro de mountain bike, está disponível no YouTube. O material foi produzido pelo Arquivo Castelo e reúne depoimentos de professores e historiadores sobre esta parte importante da história de nosso Estado e do País. Acesse: https://youtu.be/iz141ioc09w

Informações sobre o evento: @pedaljm24h

Assessoria de Imprensa da Setur