08/03/2024 15h24

Dia Internacional da Mulher: inspiração e contribuição para o desenvolvimento do turismo capixaba

No Dia Internacional da Mulher, é essencial reconhecer o papel crucial desempenhado pelas mulheres no setor de turismo do Espírito Santo. Seja como empreendedoras, seja como profissionais do setor, elas desempenham um papel fundamental na construção e promoção do turismo do Estado.

Com dedicação e talento, as mulheres capixabas têm sido pioneiras em diversas áreas do turismo, desde a gestão de empresas até o atendimento ao cliente e a preservação do patrimônio cultural e ambiental. Seja liderando agências de viagens, gerenciando estabelecimentos de hospedagem ou guiando grupos de turistas pelos destinos encantadores do Espírito Santo, as mulheres desempenham um papel vital em todos os aspectos da experiência turística.

A subsecretária de Estado de Infraestrutura Turística e Planejamento, Flávia Cysne, destaca os avanços das mulheres no mercado de trabalho e o protagonismo que assumem, ressaltando a importância de valorizar as conquistas alcançadas e instigar a sociedade a promover mudanças mais rápidas por meio de políticas públicas eficazes e do envolvimento de toda a comunidade.

Flávia Cysne aponta o turismo como um exemplo concreto de superação de barreiras de gênero, citando sua própria posição como chefe da Subsecretaria de Infraestrutura Turística na Setur. Ela destaca a presença feminina em cargos de liderança, como a gerente Letícia Besse, e a predominância de mulheres em sua equipe, lidando com projetos de grande porte, como a reforma do Saldanha da Gama e estudos sobre cruzeiros marítimos e sinalização.

"Essa representatividade feminina no turismo capixaba é, em parte, resultado da visão do governador Renato Casagrande, que implementou políticas públicas relevantes, incluindo a criação da Secretaria de Mulheres, confiando à equipe da Setur a missão de fortalecer o setor", afirmou a subsecretária, que também destacou o apoio do secretário Phelipe Lemos, que permitiu que trabalhassem na elaboração de estratégias para impulsionar a eficiência e efetividade do turismo em 2024.

A empresária Flávia Milaneze, organizadora de algumas das maiores feiras de negócios do Espírito Santo, como a Vitória Stone Fair - agora denominada Marmomac Brazil Cachoeiro Stone Fair - e a feira de inovação industrial, Mecshow, lembra a importância do Dia Internacional da Mulher para celebrar as conquistas e destacar os desafios enfrentados na busca pela igualdade de gênero. Ela ressalta o impacto direto que seu trabalho como empresária de eventos tem no turismo, atraindo visitantes para o Estado e contribuindo para o empoderamento econômico das mulheres.

"O Dia Internacional da Mulher é crucial para celebrar as conquistas e reconhecer os desafios enfrentados na busca pela igualdade de gênero. Como empresária de eventos, vejo diretamente o impacto do meu trabalho no turismo, atraindo visitantes para o Espírito Santo e contribuindo para o empoderamento econômico das mulheres e a diversificação da economia estadual. Essa data destaca não apenas nossas realizações, mas também a importância contínua da igualdade de oportunidades para as mulheres em todos os setores da sociedade".

Leonardo Sales