10/06/2020 17h57

Duas instâncias de Governança capixabas recebem certificação

Iriri, Anchieta

Foi  publicada no Diário Oficial do Estado, desta quarta-feira (10), a portaria que reconhece  e certifica a Associação Montanhas Capixabas Turismo & Eventos e  a Agência de Desenvolvimento e Turismo da Rota da Costa e da Imigração (Adeturci), como Instâncias de Governança exclusivas das suas regiões turísticas. A certificação concede autonomia no processo de desenvolvimento e tem validade de dois anos.

No Espírito Santo são dez as Instâncias de Governança responsáveis pelas regiões turísticas estabelecidas no Mapa do Turismo Brasileiro. Em 2019 foi publicada a Portaria de Certificação das Instâncias de Governança Regionais do Espírito Santo, um marco legal no desenvolvimento das ações de gestão do turismo no Espírito Santo.

“ A certificação destas duas instâncias é resultado de um processo contínuo de valorização e qualificação do turismo capixaba. A Setur mantém um trabalho com todas as regiões orientando e apoiando para que as 10 regiões turísticas capixabas alcancem esta certificação que auxilia administrativamente na execução dos projetos locais definidos pelas regiões”,  afirma o secretário de Estado de Turismo, Dorval Uliana.

Guilherme Barcelos, diretor presidente da Adeturci, ressalta que a certificação é de suma importância para os trabalhos na regional. “Esta é uma notícia que nos deixa muito felizes. Agora temos mais um instrumento legal para o trabalho acontecer de fato”.

A secretária executiva da instância que representa a Região Turísticas Montanhas Capixabas, Andreia Rosa, destaca a importância da certificação para o turismo. “A certificação é extremamente importante para as Instâncias de Governança, o reconhecimento facilita o nosso trabalho na ponta, principalmente no que tange as parcerias com o poder público”.

Instâncias - A Instância de Governança Regional é uma organização criada com participação do poder público e dos atores privados, dos municípios componentes das regiões turísticas, com o papel de colaborar na execução do Programa de Regionalização do Turismo - Roteiros do Brasil em âmbito regional.

As Instâncias de Governança Regionais são constituídas por um conjunto de municípios de uma mesma região, com afinidades culturais, sociais e econômicas que se unem para organizar e desenvolver a atividade turística regional de forma sustentável, por meio da integração contínua dos municípios, consolidando uma atividade regional.

Essas Instâncias podem assumir estrutura e caráter jurídico diferenciados, sob a forma de fóruns, conselhos, associações, comitês, consórcio ou outro tipo de colegiado. O intuito é ampliar a participação da sociedade nos processos decisórios e na gestão da atividade turística, além de servirem como mecanismo para qualificação e ampliação da oferta turística regional. No Espírito Santo são dez regiões turísticas, e cada uma será representado por uma IGR.

Assessoria de Imprensa da Setur
Simone Diniz