06/06/2023 09h30

Edição de ‘Os Passos de Anchieta’ deste ano vai movimentar turismo religioso no Estado

Um dos eventos religiosos mais importantes do País, a XXIV Caminhada “Os Passos de Anchieta” será realizada entre os dias 08 e 11 de junho, durante o feriado de Corpus Christi. O evento traz um roteiro de muitas belezas naturais, que poderão ser apreciadas durante a caminhada pelos peregrinos, e vai movimentar o turismo religioso no Estado.
 

A jornada, que tem duração de quatro dias e percorrerá uma distância de 100 quilômetros, tem como objetivo percorrer a rota que São José de Anchieta fez há centenas de anos no Espírito Santo, tendo como destinos os municípios de Vitória, Vila Velha, Guarapari e Anchieta, cidade cujo nome é em homenagem ao santo.

No caminho, os andarilhos conhecerão diversos atrativos turísticos capixabas, além de poderem aproveitar os vários aparatos turísticos existentes nas quatro cidades. A caminhada terá início na manhã do dia 08, com saída na Catedral Metropolitana, em Vitória, e terminará no dia 11, com a chegada dos andarilhos ao Santuário São José de Anchieta, no município de Anchieta, onde acontecerá diversas atividades culturais e uma missa especial para os participantes.

 

Durante a caminhada, os andarilhos terão assistência completa, incluindo atendimentos de assistência médica, segurança, sinalização de trilhas, limpeza da rota, entre outros. Este ano, a XXIV edição da caminhada terá o apoio oficial da Prefeitura de Anchieta, que dará o suporte operacional para os mais de 3,5 mil peregrinos vindos de todas as partes do Brasil. O evento também conta com o patrocínio do Governo do Estado, por meio do Edital de Eventos da Secretaria do Turismo (Setur).
 

Para o secretário de Estado do Turismo, Weverson Meireles, o evento é importante para todo os setores do turismo capixaba. “A caminhada é um dos mais importantes eventos religiosos do Brasil e afeta positivamente todo o turismo capixaba, já que, além de os andarilhos conhecerem as belezas do Estado, eles utilizarão todo o aparato do setor turístico, como meios de hospedagem, transporte, restaurantes, guias turísticos, entre outros, fomentando positivamente toda a cadeia produtiva do setor”, destacou. 

As inscrições para quem deseja participar da Caminhada “Os Passos de Anchieta” vão até o primeiro dia do evento, na quinta-feira (08), e podem ser feitas clicando aqui.

 

Programação:

 

1º DIA – 08/06/23 – Quinta-feira: 

Os peregrinos saem da Catedral de Vitória com destino ao primeiro pernoite, na Barra do Jucu, em Vila Velha. Total de 25 km.
- 7h00 – Concentração na Catedral seguido de bênçãos aos peregrinos.

- 7h30 – Saída dos peregrinos que seguem em direção a Vila Velha.

- 12h00 a 16h00 – Chegada dos peregrinos com programação cultural na Barra do Jucu.

 

2º DIA – 09/06/23 – Sexta-feira: 

Os peregrinos saem da Barra do Jucu com destino ao segundo pernoite, em Setiba, em Guarapari. Total de 28 km.

- 7h00 – Concentração na Praça Pedro Valadares, na Barra do Jucu.

- 7h30 – Saída dos peregrinos que seguem em direção a Setiba.

- 12h00 a 16h00 – Chegada dos peregrinos na orla de Setiba, com programação cultural em frente ao Quiosque do Alemão.

 

3º DIA – 10/06/23 – Sábado: 

Os peregrinos saem de Setiba com destino ao terceiro pernoite, em Meaípe, em Guarapari. Total de 24 km.

- 7h00 – Concentração na orla de Setiba, em frente ao Quiosque do Alemão.

- 7h30 – Saída dos peregrinos que seguem em direção a Meaípe.

- 12h00 a 16h00 – Chegada dos peregrinos na orla de Meaípe, com programação cultural em frente a Boate Mais.

 

4º DIA – 11/06/23 – Domingo: 

Os peregrinos saem de Meaípe com destino ao Santuário Nacional de São José de Anchieta, em Anchieta. Total de 23 km.

- 7h00 – Concentração na orla de Meaípe, em frente a Boate Mais.

- 7h30 – Saída dos peregrinos que seguem em direção a Anchieta.

- 11h00 a 16h00 – Chegada dos peregrinos no Santuário Nacional de São José de Anchieta, com programação cultural a partir das 12h e missa aos andarilhos às 11h e às 13h.

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Setur
Tati Beling
(27) 3636-8006 / 98141-8888
imprensa@turismo.es.gov.br

 

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard