27/11/2015 14h25 - Atualizado em 11/02/2016 17h20

Em Regência, Setur destaca potencial turístico do ES

Um Estado de muitas belezas. Mesmo com uma situação delicada em que três municípios tiveram seu abastecimento comprometido, o Espírito Santo possui um forte potencial turístico e os visitantes devem ter a certeza de que temos uma ótima infraestrutura de Norte a Sul do Estado para receber os turistas. É com esta premissa que o secretário de Estado de Turismo, José Sales Filho, se reuniu com a comunidade da Vila de Regência, em Linhares, nesta sexta (27), e aproveitou para falar sobre as potencialidades do Espírito Santo.

Sales reforçou que os locais atingidos foram Baixo Guandu, Colatina e Linhares, e que ainda não existem evidências de que outros municípios serão afetados. "As informações são difusas e nesse sentido as redes sociais podem contribuir negativamente. As pessoas acabam absorvendo muita informação e a fonte nem sempre é confiável. Orientamos os turistas a procurarem as fontes oficiais para confirmarem a real situação dos seus destinos de viagem. O Espírito Santo tem mais de 400 km de praias, sendo que 30 km foram afetados, o que não soma nem 10% do nosso litoral. O Estado está preparado e estruturado para receber os turistas durante todo o verão de 2016. Venham descobrir o Espírito Santo!”, completou.

Fabio Gama, vice-presidente da Associação de Moradores de Regência, se reuniu com o secretário e contou que a situação é delicada, porém o momento pode servir para inserir outras atividades na Vila. “Queremos que Regência seja tão famosa quanto as outras regiões de destaque no Espírito Santo. Temos que buscar outras alternativas de renda para os moradores, e o turismo é uma delas.  Com capacitação, estruturação e divulgação, podemos ir longe”, explica.

Para o proprietário da pousada Vila Sérgio, considerada a melhor da região pelo Trip Advisor, Sérgio Missagia, Regência é um paraíso cheio de riquezas a serem exploradas. “Fui um dos primeiros a ter a visão de turismo na região e  pouco a pouco fui construindo meu empreendimento. Aqui temos potencial para explorar e aplicar o turismo de sustentabilidade, podemos ser exemplo para o mundo inteiro. Vamos superar esse período, temos estrutura e estamos preparados para o verão”, conta.

O secretário de Turismo também conversou com o presidente da Associação de Pescadores de Regência, Leone Carlos, e teve uma boa notícia: os pescadores locais relataram que não viram peixes locais mortos. “Sou nascido e criado aqui, tudo que fiz e tenho foi por meio da pesca. É uma situação complicada, e estamos trabalhando para que todos os 68 pescadores da vila encontrem outros meios de sustento. Acredito que o turismo possa nos ajudar e superar isso”, relata.

 O governo do Estado está mobilizado desde o dia do desastre ocorrido em Mariana, Minas Gerais, para tentar diminuir os impactos do problema no Estado. “A Setur está monitorando diariamente a situação. A visita a Regência foi muito proveitosa, pois tive contato direto com a comunidade, vi de perto como está a vila e pude discutir alternativas e estratégias para atrair o turismo novamente para o local. Algumas a serem estudadas são cursos de capacitação em Turismo para a comunidade”, explica Sales.

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Setur
Tel.: (27) 3636-8006
Tatiana Negris - (27) 99805-1308
imprensa@turismo.es.gov.br

imprensaturismoes@gmail.com

http://www.turismo.es.gov.br/

Instagram: @descubraoespiritosanto
Facebook: Turismo Espírito Santo

Twitter: Turismo_ES

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard