10/11/2022 11h57

Escaladas ao topo do Forno Grande devem ser marcadas no portal Agenda ES

Pico do Forno Grande

Quem deseja escalar ao topo da Pedra do Forno Grande, no Parque Estadual do Forno Grande, em Castelo, deve agendar pelo do portal Agenda ES (agenda.es.gov.br), do Governo do Estado. Com 2.039 metros de altitude, o pico é considerado o segundo ponto mais alto do Espírito Santo. Já para o acesso às demais trilhas, não é necessário agendamento.

Para agendar um horário de escalada, basta acessar agenda.es.gov.br, buscar pelo serviço de “Escalada nos parques estaduais” e selecionar “Parque Estadual do Forno Grande – Escalada até o topo da pedra”. A partir daí, é só escolher dia que deseja realizar a atividade. Os horários são sempre pela manhã, com saída às 6 horas ou às 6h30. Os agendamentos podem ser alterados em caso de chuva.

A prática de escalada em rocha é um esporte que exige experiência do praticante e o uso de equipamentos de segurança. Caso o interessado não seja um praticante regular, é necessária a contratação de um guia de escalada com certificação comprovada. O limite geral de pessoas para a escalada ao topo é de 20 pessoas por dia, sendo permitido o acesso à via de escalada de grupos de até dez pessoas por vez.

O parque funciona todos os dias, das 8h às 16 horas, porém o acesso às trilhas só é permitido até as 14 horas. A entrada é gratuita.

Todas as regras e informações sobre o Parque Estadual do Forno Grande estão disponíveis em https://iema.es.gov.br/PEFG .

Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação do Iema
Karolina Gazoni
(27) 3636-2591/ 99977-1012
karolina.bissoli@iema.es.gov.br/ comunicacao.iema@gmail.com
Instagram: @meioambientees
Facebook: Meio Ambiente ES

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard