18/03/2016 16h32 - Atualizado em 21/03/2016 11h54

Espírito Santo atualiza Mapa do Turismo

O Programa de Regionalização (PRT), do Ministério do Turismo (MTur), prevê a atualização do Mapa do Turismo brasileiro em 2016. A intenção é conseguir apresentar um mapa que reflita melhor a realidade do setor. Visando a multiplicidade de destinos no Brasil, a ação funcionará como um instrumento de orientação do órgão no desenvolvimento de suas políticas públicas, definindo a área e recortes territoriais que devem ser trabalhados prioritariamente.

No Espírito Santo, a Secretaria de Estado de Turismo realizou, por meio da Gerência de Gestão do Turismo entre dezembro de 2015 e fevereiro de 2016, as Oficinas do Remapeamento das Regiões Turísticas, na qual dialogou com representantes do segmento no poder público municipal e todo o trade local.  Foram realizados 11 encontros, sendo um geral e 10 específicos para cada Região Turística: Metropolitana; Da Costa e Imigração; Doce Terra Morena; Dos Pontões Capixabas; Do Verde e das Águas; Dos Vales e do Café; Das Pedras; Pão e Mel; Dos imigrantes; Do Caparaó e Montanhas Capixabas.

“O processo de atualização do mapa é um momento importante para o fortalecimento das instâncias de governança regionais, pois elas têm a oportunidade de analisar o papel dos municípios que compõem a sua região e como foi o desempenho destes no PRT. É a chance da própria região analisar como a gestão do turismo está sendo realizada e com isso verificar quais foram os avanços e quais são os desafios da governança regional”, destaca a gerente de Gestão do Turismo, Carolina Fávero.

Carolina ainda explica que os municípios que não possuem vocação turística, não priorizam o desenvolvimento dessa atividade como vetor econômico ou não trabalham de forma cooperada com sua região não permanecem no mapa.

O mapa elaborado nas oficinas nas 10 regiões turísticas do Espírito Santo  será apresentado, para aprovação, na 50ª Reunião Ordinária do Conselho Estadual de Turismo (Contures), que acontece dia 22 de março no auditório do Bandes, no Centro de Vitória, a partir das 14 horas.

Mapa do Turismo Brasileiro

O Mapa do Turismo Brasileiro é o instrumento instituído pela Portaria  MTur Nº 313, de 3 de dezembro de 2013,  no âmbito do Programa de Regionalização do Turismo, que orienta a atuação do Ministério no desenvolvimento das políticas públicas.

Este mapa define as áreas que deverão ser trabalhadas como prioridades. Ele é atualizado periodicamente, e conta com versões de 2004, 2006, 2009 e 2013. A Portaria Mtur nº205 de 9 de dez 2015, estabelece critérios para sua atualização. O último, elaborado em 2013, conta com os 78 municípios capixabas categorizados.

Tatiana Negris - (27) 99805-1308

Instagram: @descubraoespiritosanto