16/06/2016 17h25

Espírito Santo debate mecanismos de gestão do turismo em Foz do Iguaçu

Representantes da Secretaria de Estado de Turismo (Setur) estão reunidos com o Ministério do Turismo e governos estaduais para debater o fortalecimento das instâncias de governança regionais no turismo. A Setur participa como palestrante no 25º Encontro dos Interlocutores do Programa de Regionalização do Turismo, que acontece em Foz do Iguaçu (PR) e vai até sexta-feira (17).

A Setur foi uma das três Secretarias Estaduais de Turismo convidadas para a palestra no evento. O Estado é referência no país na implementação do Programa de Regionalização do Turismo. “Ao longo de dez anos conseguimos executar uma boa gestão da política de turismo e um bom desenvolvimento da gestão das regiões turísticas. Especialmente a partir de 2015, a Setur vem priorizando o apoio às suas Instâncias de Governança Regionais, fortalecendo o diálogo e a proximidade com essas entidades e lançando editais específicos para a viabilização de ações de gestão e promoção regionais”, explicou a gerente de Gestão do Turismo da Setur-ES.

O encontro acontece simultaneamente com a Feira de Turismo das Cataratas e faz parte das atividades do Programa de Regionalização do Turismo (PRT), que estabelece diretrizes e políticas para estruturar, qualificar e diversificar a oferta turística brasileira.

A expectativa é que, ao final do encontro, os profissionais terão elementos para iniciar o planejamento da coordenação entre Governo Federal, estados e municípios no apoio e criação de instâncias de governança do setor em todo o país.

Festival de Turismo das Cataratas

Considerado o maior evento fixo de Foz do Iguaçu e o segundo maior de turismo da Região Sul, o 11º Festival de Turismo das Cataratas acontece de 15 a 17 de junho, no Rafain Palace Hotel e Convention Center, e tem a expectativa de reunir mais de seis mil participantes. O Festival é focado principalmente na geração de negócios e no fortalecimento e divulgação do turismo no âmbito nacional e internacional, visando o desenvolvimento sustentável.

A Setur-ES também participa do 11º Festival de Turismo das Cataratas com um stand divulgando as belezas, atrativos e destinos turísticos do Espírito Santo, e também as oportunidades de investimentos no segmento.

Tatiana Negris (Coordenadora)

Felipe Marçal