20/05/2016 10h03

Espírito Santo: o estado de todos os climas

Foto: Tadeu Bionconi
Pedra Azul, em Domingos Martins

O Espírito Santo, com sua diversidade geográfica e climática, oferece destinos com temperaturas entre - 5º e 30º. Sua extensa costa oferece, da divisa com a Bahia até a fronteira com o Rio de Janeiro, mais de 100 praias com mar em temperatura agradável o ano todo. No interior, sua vasta formação montanhosa oferece destinos que vão do clima mais ameno até temperaturas abaixo de zero.

Aproveitando o revezamento da tocha olímpica, a Agência de Notícias do Turismo selecionou algumas dicas de roteiros para o visitante aproveitar todas as temperaturas do estado.

Praia do Morro. Crédito: Yuri Barichivich/Setur ESPraia do Morro. Crédito: Yuri Barichivich/Setur ES
Praia do Morro. Crédito: Yuri Barichivich

Tá quente!

Um mergulho na Praia do Morro pode agradar os mais variados públicos. O passeio é ideal para famílias de férias, uma vez que a praia possui estrutura com ciclovias, quiosques, escadas e acessos, além de banheiros.

Se for para o sul do estado, não deixe de conhecer Marataízes - um balneário caracterizado pelos mais de 20 Km de litoral, com lindas praias com o grande número de lagoas e falésias formadas na região. A viagem de carro até o norte do Espírito Santo pode ser apreciada por aqueles que procuram mais tranquilidade. Em Vila de Itaúnas fica a praia do Riacho Doce, uma das praias desertas mais bonitas do Brasil.

Pedra Azul. Crédito: Fred Loureiro/Secom EPedra Azul. Crédito: Fred Loureiro/Secom E
Pedra Azul. Crédito: Fred Loureiro/Secom ES

Tá frio!

Os amantes do clima mais ameno vão gostar de conhecer a região serrana do estado. Colonizada principalmente por alemães, italianos e pomeranos, a região serrana do Espírito Santo oferece muito para quem procura natureza, aconchego e tradição. Uma boa opção é conhecer o Parque Estadual da Pedra Azul, em Domingos Martins. Além de oferecer opções de trilhas, arvorismo, comidinhas deliciosas, o parque abriga o cartão-postal da serra capixaba - a Pedra Azul.

Também conhecida como A Doce Terra dos Colibris, Santa Teresa faz parte da Rota Caminhos do Imigrante e a diversidade cultural é uma de suas marcas. Para quem deseja curtir o friozinho da cidade, vale a pena conhecer as reservas Augusto Ruschi e Santa Lúcia e o Museu de Biologia Mello Leitão. Os pássaros típicos da região e principalmente os herbários com mais de sete mil orquídeas fazem do município um grande reduto de contemplação e preservação da natureza.

Fonte: Max Gonçalves/Ministério do Turismo