19/11/2019 09h54 - Atualizado em 19/11/2019 09h55

Espírito Santo sedia pela primeira vez a maior feira de Agroturismo do País

O Espírito Santo recebe pela primeira vez a maior feira de agroturismo do Brasil. A 15ª edição da Feira Nacional do Agroturismo Rural (RuralTur) começa nesta quarta-feira (20) e vai até o próximo domingo (24), no Centro de Eventos Padre Cleto Caliman (Polentão), em Venda Nova do Imigrante, região serrana do Estado.

A feira reunirá os atrativos capixabas e de diversos estados brasileiros em mais de 70 estandes. Além da exposição e comercialização dos produtos rurais, a programação da RuralTur conta com seminários e visitas técnicas aos roteiros turísticos da região.

Será a primeira vez que a RuralTur acontece fora do Nordeste brasileiro. A escolha do Espírito Santo para sediar o principal evento do segmento, se deve ao empenho dos produtores locais unidos com as lideranças estaduais, para que fosse realizado na capital nacional do agroturismo.

“É um orgulho realizar este evento em solo capixaba, nesta região que é exemplo para o agroturismo. Temos certeza que todos que prestigiarem a RuralTur sairão daqui encantados, com a força de trabalho de nossa gente e a ótima experiência de vivenciar o agroturismo”, afirma o secretário de Estado do Turismo, Dorval Uliana.

Venda Nova do Imigrante

A agricultura e o agroturismo representam 25% da arrecadação do município de Venda Nova do Imigrante. O destino turístico atrai visitantes de várias partes do país. A rotina rural e a produção do café, biscoitos, pães, do socol e dos queijos, fazem parte da rotina destas propriedades que abrem suas portas para mostrar na prática, o que antes era para subsistência, e que se tornou mais uma fonte de renda.

“Vivenciar o dia a dia rural, conhecer a história do local, dos produtos, degustar e ainda levar para casa o produto, é parte da experiência que cada vez mais atrai os turistas. Aqui nas montanhas, especialmente em Venda Nova, temos exemplos ótimos de agricultores que se transformaram em empreendedores sem perder a essência, a raiz e sim, valorizando cada vez mais as suas origens”, ressalta o secretário.

Regiões Turísticas

As dez regiões turísticas do Estado vão apresentar seus atrativos, sua cultura e os produtos do agroturismo. Durante o evento os participantes terão a oportunidade de conhecer, degustar e adquirir cafés, biscoitos, doces, além de conhecer os diversos roteiros estruturados para receber os turistas.

A RuralTur é organizada pelo Convention Bureau Montanhas e Agrotures com coorealização da Secretaria de Turismo e do Sebrae.

 

Confira a programação completa:

https://ruraltur.montanhascapixabas.org.br/programacao/

 

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Imprensa da Setur
Simone Diniz

(27) 3636-8006/ (27) 998051308
imprensa@turismo.es.gov.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard