10/07/2021 15h43

Estado inaugura obras de pavimentação do trecho Conceição da Barra x Itaúnas

Foto: Helio Filho Secom

O Governo do Estado entregou à população as obras de pavimentação da Rodovia ES-421, no trecho entre Conceição da Barra e a Vila de Itaúnas. Ao todo, foram asfaltados mais de 20 quilômetros de extensão da rodovia, que conta agora com duas pistas e acostamento. A obra era muito aguardada pela população por se tratar de uma das regiões turísticas mais importantes do Espírito Santo. A Vila de Itaúnas é famosa por suas dunas e praias, além de ser conhecida como a Capital Nacional do Forró.

A inauguração da obra teve a participação do governador do Estado, Renato Casagrande, que percorreu toda a extensão da rodovia. “Essa obra é simbólica para nós. Itaúnas é considerada a Capital Nacional do Forró e é conhecida por todos no Brasil. Essa pavimentação é um sonho que sonhamos juntos e agora realizamos juntos. Uma obra que iniciei, mas que fiquei muito triste quando foi paralisada no governo seguinte. Retornei ao governo e agora estamos entregando essa rodovia”, afirmou.

Casagrande destacou que a rodovia vai trazer mais desenvolvimento à essa região, mantendo o charme de Itaúnas. “O turismo agradece! Pedimos que todos os turistas continuem vindo e preservando esse lugar lindo que é Itaúnas. Quando você traz qualidade de vida, quando você cuida dos moradores em primeiro lugar, os turistas se sentem ainda mais bem tratados”, comentou o governador.

Foram asfaltados os 20,6 quilômetros de extensão da rodovia que conta agora com duas pistas com 3,5 metros de largura, mais 1,5 metro de acostamento. Além disso, na chegada de Itaúnas foi implantada uma ciclovia com extensão de três quilômetros. Próximo ao entroncamento da ES 421, também haverá outro trecho de ciclovia com cinco quilômetros de extensão.

Em alguns pontos da via – onde a velocidade é mais reduzida – a pista é de bloquete de concreto. Foram construídos ainda seis pontos de ônibus com abrigos, faixa multiuso nos trechos de maior movimentação, facilitando a mobilidade das pessoas e quatro pontes de vigas metálicas e concreto, com passagem para dois veículos, substituindo as atuais, construídas em madeiras.

O prefeito de Conceição da Barra, Walyson José Santos Vasconcelos, o Mateusinho, reforçou a importância da obra. “Estamos aqui para dar as mãos para que o progresso chegue ao nosso município. Quero parabenizar o povo de Itaúnas que recebe esse investimento. Agradeço também ao governador Renato Casagrande por essa obra e ter os olhos voltados ao futuro e ao progresso de Conceição da Barra”, disse.

Meio Ambiente

O Governo do Estado está investindo aproximadamente R$ 42 milhões nas obras, sendo que 10% desse total está sendo aplicado no atendimento das condições ambientais. Estão sendo plantadas cinco mil mudas de espécies nativas da Mata Atlântica para reflorestar a região. Outra providência é a construção de 16 passagens de fauna, sendo quatro aéreas e 12 subterrâneas, facilitando o trânsito de animais entre os lados da rodovia e evitando o perigo de serem atropelados na pista.

Para o diretor-presidente do Departamento de Edificações e de Rodovias do Espírito Santo (DER-ES), Luiz César Maretto, o investimento não contempla apenas o município de Conceição da Barra, mas todo o Estado. “Itaúnas é um dos cartões-postais do Espírito Santo, atrai turistas do Brasil inteiro por suas praias e suas noites de forró. Essa obra vai possibilitar um maior desenvolvimento no turismo da região, gerando renda e trabalho para a população”, ressaltou.

A secretária de Estado de Turismo, Lenise Loureiro, destacou o trabalho que a Secretaria de Turismo (Setur) vem realizando na região para fortalecer o destino turístico. “Em outubro levaremos o destino Itaúnas para a maior feira de turismo da América Latina [ABAV 2021], onde apresentaremos aos agentes de turismo este produto turístico, além de capacitar agências e receptivos locais”, adiantou.

Outro serviço já conquistado foi a criação de uma linha de ônibus direto de Vitória a Itaúnas, que só foi possível com a construção da estrada. “Hoje o turista dispõe de ônibus às sextas e sábados diretos de Vitória para Itaúnas com retorno possível aos domingos e na segunda, o que resulta no fortalecimento do setor de turismo local”, observou Lenise Loureiro.

Também estiveram presentes na inauguração, a vice-governadora do Estado, Jacqueline Moraes; os secretários de Estado, Gilson Daniel (Governo), Flavia Mignoni (Comunicação Social), Marcus Vicente (Desenvolvimento Urbano), Paulo Foletto (Agricultura) e Severino Alves (Assistência Social - interino); os prefeitos Daniel Santana (São Mateus), Bruno Araújo (Pedro Canário), Dr. Sidcley (Pancas), Luiz Américo Borel (Alto Rio Novo), Jailson Quiuqui (Águia Branca), Marcos Guerra (Jaguaré), André Sampaio (Montanha), Guto Astori (Marilândia), Davi (Vila Valério) e Ana Malacarne (São Domingos do Norte); o deputado federal Josias Da Vitória; os deputados estaduais Freitas, Luiz Durão, Marcos Garcia, Marcos Madureira, Raquel Lessa, Renzo Vasconcelos; além de secretários municipais, vereadores e lideranças da região.

Assessoria de Comunicação do DER-ES
Flávia Pimentel Simões / Marília Vieira