09/07/2019 13h54

Experiência de Gramado é apresentada para representantes do turismo capixaba

O município de Venda Nova do Imigrante foi sede do Seminário de Fortalecimento do Turismo das Montanhas Capixabas, nesta segunda-feira (08). O evento foi realizado para impulsionar o turismo nos municípios da região.

O secretário de Estado do Turismo, Dorval Uliana, abriu o evento e apresentou as ações já realizadas no primeiro semestre do ano, com destaque para o “Programa Investe Turismo”, do Ministério do Turismo, Embratur e Sebrae, que inclui os municípios de Venda Nova do Imigrante e Domingos Martins.

Dorval Uliana destacou a importância do evento para o fomento do turismo. “Esta troca de experiências e, principalmente, a união das empresas, entidades e governo, são fundamentais para o fortalecimento da região”, enfatizou.

A CEO da Rossi & Zorzanello, Marta Rossi, idealizadora dos principais eventos que atraem turistas de todas as partes do Brasil para Gramado, no Rio Grande do Sul, contou sobre o crescimento do destino turístico e da união dos moradores para que isto cresça e se mantenha. “Gramado tem 35 mil moradores, todos tem um grande amor pela cidade e unidos construíram o que hoje nos coloca como o melhor destino de inverno do país”, explicou.

Marta disse ter ficado encantada com a semelhança entre as montanhas capixabas e a serra gaúcha. “Minha sugestão é a iniciativa privada junto com o governo se unirem e trabalharem para o bem destas comunidades. É preciso planejamento, liderança, capacidade de ação e visão de futuro”, disse.

Na sequência, o consultor financeiro credenciado do Sebrae, Sérgio Aurélio Prade, também de Gramado, falou sobre a gestão de eventos. Entre os temas abordados estava a importância da gestão dos recursos para o evento, profissionais de gestão financeira, planejamento, orçamentos, custos, formação de preço e lucro. “A melhor ideia pode não dar certo se você não tiver, na ponta do lápis, o que se tem em caixa e saber os investimentos necessários para a realização, além é claro de alguém que entenda desta área”, orientou Sérgio.

O seminário foi organizado pelo Montanhas Capixabas Convention e Visitors Bureau e contou com apoio da Secretaria de Estado de Turismo, da Prefeitura de Venda Nova do Imigrante e da Associação Turística de Pedra Azul (ATPA). Além do secretário de Estado de Turismo, Dorval Uliana, o prefeito de Venda Nova do Imigrante, Braz Delpupo além de secretários e equipes de turismo das prefeituras da região e representantes do Conselho Estadual de Turismo (Contures).

Simone Diniz