08/12/2016 15h52 - Atualizado em 08/12/2016 16h02

Festa das Paneleiras agita Goiabeiras neste final de semana

O clima será de muita festa neste final de semana em Vitória. As cores e aromas da gastronomia capixaba se unem as tradições das paneleiras de goiabeiras para muita comemoração.

Neste sábado (10) e domingo (11), acontece a 23° Festa das Paneleiras que agitará o Bairro de Goiabeiras em dois dias de festa. Bandas de Congo, música sertaneja, samba de raiz, pagode e barraquinhas de comida animam a festa.

No sábado os festejos começam às 20h com a Banda de Congo Panela de Barro, em seguida quem sobe ao palco e o músico sertanejo, Igo Viegas. Mais tarde, Andrezinho, do Grupo Molejo encerra as comemorações do dia.

O domingo é por conta do Grupo Samba de Quintal, que faz seu show no Restaurante das Paneleiras e conclui as comemorações da 23° Festa das Paneleiras.

A Secretaria de Estado de Turismo (Setur) apoia a realização de eventos como esse no Espírito Santo, incentivando o capixaba a conhecer e a valorizar a cultura local.

A Panela de Barro

A expressão máxima do artesanato capixaba é a panela de barro, onde são preparados os dois principais pratos: a torta e a moqueca.  Feita de modo artesanal, sua origem está ligada às raízes indígenas, numa tradição que já passa de 400 anos.

A modelagem das panelas é feita manualmente, sem o uso do torno de oleiro. A parede vai sendo levantada, com a forma desejada, usando-se a técnica de roletes ou diretamente, escavando a "bola" de argila – "puxando a panela", como dizem as mulheres – por meio de movimentos com as mãos, tanto circulares como verticais, abaulando, arredondando, definindo o formato da peça com a ajuda de rudimentares ferramentas: pedras lisas, cascas de coco, coité (pedaço de cabaça) e objetos similares.

Certamente a característica mais marcante das panelas é a sua coloração escura. Isto é obtido por meio da impregnação da peça com tanino, existente na árvore do mangue-vermelho. Depois de modeladas, as panelas ficam em lugar ventilado e protegido do sol até secarem completamente. Só após é efetuada a queima, não em forno, mas em fogueiras a céu aberto.

Para se ter a exata dimensão da importância desta atividade cultural, foi aprovado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), em reunião de 21/11/2002, o registro do ofício das Paneleiras de Goiabeiras para ser inscrito no livro de registro dos Saberes  e declarado patrimônio cultural do Brasil.

 

Serviço

23° Festa das Paneleiras

Data: sábado (10) e domingo (11)

Local: Rua José Alves, em Goiabeiras (em frente a Faculdade Multivix)

Entrada Gratuita

 

Programação:

Sábado (10)

20h – Banda de Congo Panela de Barro

21h – Igo Viegas

23h – Andrezinho, do Grupo Molejo

Domingo (11)

13h - Grupo Samba de Quintal no Restaurante das Paneleiras

 

Informações à Imprensa: 

Assessoria de Comunicação da Setur
Tel.: (27) 3636-8006
Tatiana Negris (coordenadora)

Felipe Marçal
imprensa@turismo.es.gov.br

imprensaturismoes@gmail.com

http://www.turismo.es.gov.br/

Instagram: @descubraoespiritosanto
Facebook: Turismo Espírito Santo

Twitter: Turismo_ES

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard