18/07/2017 15h28

Festival Cultural Gastronômico agita inverno em Castelo

As Montanhas Capixabas são o ponto quente do inverno no Espírito Santo. Além do clima frio, belezas naturais, gastronomia e cultura, os eventos são atrativos especiais da estação. Em Castelo, acontece de quinta-feira (20) até domingo (23), o 2° Festival Cultural Gastronômico Wine e Beer de Castelo, que uma ótima opção para curtir a temporada de frio.

Cervejas artesanais, vinhos e músicas embalam os quatro dias de evento no Casarão da Fazenda, no Centro da cidade. Na quinta-feira (20), a abertura da adega, da cervejaria e do espaço gastronômico marca o início do festival, às 20h, que conta ainda com show de MPB.

Já na sexta-feira (21), acontecem shows com o Trio 028, Renato Casanova e Tourco e Renato. No sábado (22), shows de Walking Blues, Marcos Bifão e Samir Carim embalam o festival. A programação do domingo (23) é diurna e reúne os participantes do festival para um almoço colonial.

Os ingressos para a sexta-feira (21) e sábado (22) podem ser adquiridos por R$30 através do site http://www.blueticket.com.br. A entrada para os outros dias é gratuita. A Secretaria de Estado de Turismo (Setur) apoia a realização de eventos como esse no Espírito Santo, incentivando o capixaba a conhecer e a valorizar a cultura local.

Descubra Castelo

Quem estiver em Castelo neste fim de semana vai descobrir que o município, tem atrativos turísticos de todos os tipos e gostos. Confira alguns:

Rampa de Ubá: Localizada a 27 km da sede do município. Possui 902 metros de altitude, cujo acesso está parcialmente pavimentado, proporcionando uma belíssima paisagem. Ubá é considerada uma das melhores e das mais belas rampas de voo do mundo.

Fazenda do Centro: A Fazenda do Centro foi um antigo arraial de mineração e foi tombada como Patrimônio Histórico pelo Conselho Estadual de Cultura desde 1984. Está localizada entre montanhas a 11 km do centro de Castelo. Foi palco importante da garimpagem de ouro no município.

Parque Estadual do Forno Grande: O Parque Estadual do Forno Grande protege o segundo maior ponto culminante do Espírito Santo, o Pico do Forno Grande, que tem 2.039 metros de altitude, além de quedas d’água e trilhas. Local de especial riqueza biológica, também abriga espécies de animais em extinção como a onça-parda, a jaguatirica e o macaco mono-carvoeiro. No topo do Pico, área de preservação, concentra-se uma mata com cerca de 300m, que segundo o pesquisador Augusto Ruschi, trata-se da maior floresta de altitude do mundo.

Casa do Artesão: Criada em 1997, abriga o trabalho do artesão castelense e destaca-se por sua estrutura física de arquitetura rústica e atraente. As peças mais encontradas são: brinquedos, esculturas, objetos utilitários, bordados, crochês, frivoletês, ponto cruz, cestaria, tapeçaria e outros objetos de decoração. Já da agroindústria são encontrados produtos como compotas, doces, geleias, biscoitos, pães, picolés e aguardente.

Fazenda da Prata: É um centro agropecuário, além de explorar jazidas de calcário. O principal atrativo natural é uma cachoeira de mais de 100 metros de queda d’água, uma imagem deslumbrante que a torna um dos principais cartões postais da cidade de Castelo.

Gruta do Limoeiro: Situada a 15 km do centro de Castelo, possui vários salões internos e é considerada a mais importante do Estado, por causa de sua profundidade e de suas formações rochosas de beleza inconfundível. Em 1984 foi tombada como Patrimônio Histórico do Espírito Santo pelo Conselho Estadual de Cultura.

Considerada um sítio arqueológico, foi alvo de vários estudos. Uma das equipes, formada por pesquisadores da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e coordenada pelo antropólogo Celso Perota, encontrou 11 esqueletos de homens que viveram há aproximadamente 4.500 anos. Descobriu-se que desde o ano de 1.200 a Gruta do Limoeiro foi habitada por índios. No período colonial teria sido habitada por tribos de índios Puris.

 

Serviço:

2° Festival Gastronômico Cultural Wine e Beer

Data: 20 a 23 de Julho

Onde: Casarão da Fazenda, no Centro de Castelo

Como chegar: Saindo de Vitória, basta seguir pela BR262 até o km 104, virar à esquerda e seguir mais 36 km pela ES166.

Ingressos on-line: http://www.blueticket.com.br/20100/Festival-Gastronomico-Cultural-Wine-e-Beer

Ingressos em lojas físicas:

Tanea Modas – Castelo e Venda Nova do Imigrante

Maria Maria - Shopping Sul (Cachoeiro de Itapemirim)

 

Programação:

Quinta-feira (20 de julho)

20h – Abertura da adega, cervejaria, agroindústria e artesanato, espaço gastronômico e Exposição do Artista Tony Moreno.

21h – MPB com Wine & Beer Band.

 

Sexta-feira (21 de julho)

20h – Abertura da adega, cervejaria, agroindústria e artesanato, espaço gastronômico e exposição de artes.

21h – Trio 028 – Jazz.

23h30 – Renato Casanova – Indie.

02h –Tourco e Renato Vervloet.

 

Sábado (22 de julho)

20h – Abertura da adega, cervejaria, agroindústria e artesanato, espaço gastronômico e exposição de artes.

20h30 –  Walking Blues.

22h30 – Marcos Bifão (Pop Rock e MPB).

01h – Show Pé de Serra com Samir Carim.

 

Domingo (23 de julho)

10h – Abertura da adega, cervejaria, agroindústria e artesanato, espaço gastronômico e exposição de artes.

12h – Almoço colonial Casarão.

17h – Encerramento.

 

Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação da Setur
Tel.: (27) 3636-8006
Tatiana Negris – Coordenadora

Felipe Marçal
imprensa@turismo.es.gov.br 
www.descubraoespiritosanto.es.gov.br 
Facebook: Turismo Espírito Santo

Twitter: @turismo_es

Instagram: @descubraoespiritosanto

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard