09/08/2016 16h48 - Atualizado em 10/08/2016 14h41

Festival cultural gastronômico anima Castelo

Foto: Mosaico Imagem

Os dias 12 a 14 de agosto serão de muita festa na cidade de Castelo, Região Turística das Montanhas Capixabas. O Charme e os sabores do Festival Cultural Gastronômico Wine e Beer invadem a cidade com diversas programações.

Cervejas artesanais, vinhos, música e boa gastronomia embalam os três dias de festividade no Casarão da Fazenda, no Centro do município. Na sexta-feira (12) é a abertura do festival, com direito a adega, cervejaria, espaço gastronômico e shows com Renan Lessa e Banda Wine Beer.

O sábado (13) será marcado por workshops sobre vinhos e cervejas artesanais e aula show sobre gastronomia. O dia ainda reserva diversos shows com Walking Blues, Amaro Lima e os Mandrakes e da Banda Wine Beer.

O último dia do festival começa cedo. No domingo (14) a programação ocorre durante o dia com almoço colonial, show de chorinho, exposição artística, cervejaria, adega e muito mais.

As cervejas artesanais que participam do Festival Cultural Gastronômico de Castelo são: Dortmund Beer, Brüder, Founders Brewing, Cuesta, Rock Bier, Besten, Bamberg Bier e Grimor.

A Secretaria de Estado de Turismo (Setur) apoia a realização de eventos como esse no Espírito Santo, incentivando o capixaba a conhecer e a valorizar a cultura local.

Descubra Castelo

Quem escolher Castelo como destino neste feriado vai descobrir que o município, que fica na Região das Montanhas Capixabas, tem atrativos turísticos que valem a pena conhecer. Confira alguns:

Rampa de Ubá: Localizada a 27 km da sede do município. Possui 902 metros de altitude, cujo acesso está parcialmente pavimentado, proporcionando uma belíssima paisagem. Ubá é considerada uma das melhores e das mais belas rampas de voo do mundo.

Fazenda do Centro: A Fazenda do Centro foi um antigo arraial de mineração e foi tombada como Patrimônio Histórico pelo Conselho Estadual de Cultura desde 1984. Está localizada entre montanhas a 11 km do centro de Castelo. Foi palco importante da garimpagem de ouro no município.

Parque Estadual do Forno Grande: O Parque Estadual do Forno Grande protege o segundo maior ponto culminante do Espírito Santo, o Pico do Forno Grande, que tem 2.039 metros de altitude, além de quedas d’água e trilhas. Local de especial riqueza biológica, também abriga espécies de animais em extinção como a onça-parda, a jaguatirica e o macaco mono-carvoeiro. No topo do Pico, área de preservação, concentra-se uma mata com cerca de 300m, que segundo o pesquisador Augusto Ruschi, trata-se da maior floresta de altitude do mundo.

Casa do Artesão: Criada em 1997, abriga o trabalho do artesão castelense e destaca-se por sua estrutura física de arquitetura rústica e atraente. As peças mais encontradas são: brinquedos, esculturas, objetos utilitários, bordados, crochês, frivoletês, ponto cruz, cestaria, tapeçaria e outros objetos de decoração. Já da agroindústria são encontrados produtos como compotas, doces, geleias, biscoitos, pães, picolés e aguardente.

Fazenda da Prata: É um centro agropecuário, além de explorar jazidas de calcário. O principal atrativo natural é uma cachoeira de mais de 100 metros de queda d’água, uma imagem deslumbrante que a torna um dos principais cartões postais da cidade de Castelo.

Gruta do Limoeiro: Situada a 15 km do centro de Castelo, possui vários salões internos e é considerada a mais importante do Estado, por causa de sua profundidade e de suas formações rochosas de beleza inconfundível. Em 1984 foi tombada como Patrimônio Histórico do Espírito Santo pelo Conselho Estadual de Cultura.

Considerada um sítio arqueológico, foi alvo de vários estudos. Uma das equipes, formada por pesquisadores da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e coordenada pelo antropólogo Celso Perota, encontrou 11 esqueletos de homens que viveram há aproximadamente 4.500 anos. Descobriu-se que desde o ano de 1.200 a Gruta do Limoeiro foi habitada por índios. No período colonial teria sido habitada por tribos de índios Puris.

Serviço

Festival Gastronômico Cultural Wine e Beer

Data: 12 a 14 de Agosto

Onde: Casarão da Fazenda no Centro de Castelo

Como chegar: Saindo de Vitória, basta seguir pela BR262 até o km 104, virar à esquerda e seguir mais 36 km pela ES166.

Ingressos on-line: http://goo.gl/PNxnfS

Ingressos físicos:

Tanea Modas – Castelo

Maria Maria - Shopping Sul (Cachoeiro de Itapemirim)

Santa Lolla - Shopping Vitória

 

Programação:

12/06 (sexta-feira)

19h30 – Jantar Harmonizado com vinhos

20h – Abertura do Festival, funcionamento da adega, cervejaria, agroindústria e artesanato e espaço gastronômico
21h – Show de Jazz com Maestro Marcelo Beato.

23h – Show com Renan Lessa.

01h – Show com Banda Wine Beer.

13/06 (sábado)

16h – Vernissage da exposição do Artista Plástico Bruno Salvador.

16h – Workshop sobre Vinhos.

17h – Workshop sobre classificação, produção e harmonização de Cervejas Artesanais.

18h – Aula Show de Gastronomia.

19h30 – Abertura do Festival – funcionamento da adega, cervejaria, agroindústria e artesanato e espaço gastronômico

21h – Show com Walking Blues.

23h – Show com Amaro Lima e os Mandrakes.

01h – Show com Banda Wine Beer.

14/06 (domingo)

10h – Vernissage da exposição do Artista Plástico Bruno Salvador.

11h – Abertura do Festival – funcionamento da adega, cervejaria, agroindústria e artesanato e espaço gastronômico

12h – Almoço Colonial do Dia dos Pais no Restaurante do Casarão.

13h – Show de chorinho com a Banda Pó de Mico.

17h – Encerramento.

 

Assessoria de Comunicação da Setur

Tel.: (27) 3636-8006

Carla Rezende (coordenadora)

Felipe Marçal

imprensa@turismo.es.gov.br

imprensaturismoes@gmail.com

http://www.turismo.es.gov.br/

Instagram: @descubraoespiritosanto

Facebook: Turismo Espírito Santo

Twitter: Turismo_ES

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard