06/10/2017 17h43

Fim de semana: eventos esportivos, culturais e de imigração agitam o Espírito Santo

Os eventos do segundo fim de semana de outubro são o destino certo para quem curte festas culturais, pois diversas delas animam o Espírito Santo de norte a sul nos próximos dias. Tem festivais com homenagens aos pomeranos, italianos e africanos, além de eventos culturais, gastronômicos e esportivos.

Na Região Turística das Pedras, Pão e Mel, a 20ª Pomitrafo celebra a cultura dos povos pomeranos, italianos e africanos em Vila Pavão. Durante esta sexta-feira (06), sábado (07) e domingo (08), comidas típicas, apresentações culturais, shows agitam a cidade.

Em Baixo Guandu, na Região Turística Doce Pontões Capixaba, a 1ª Guandu Pommerfest resgata as origens dos pomeranos, imigrantes da região. Nos dias de festejos acontecem shows pomeranos, desfile da imigração pomerana, comidas típicas, danças e concertinas homenageiam a influência dos povos vindos da Pomerânia na cidade. O festival acontece no sábado (07) e domingo (08).

Outra festa de imigração que anima o Espírito Santo neste fim de semana é a 39° Festa da Polenta, em Venda Nova do Imigrante. Nos próximos fins de semana, muitas homenagens aos povos italianos com um dos pratos mais tradicionais da imigração, a polenta. Shows, comidas típicas e o aguardado tombo da polenta com 14 toneladas da iguaria agitam a cidade da Região Turística das Montanhas Capixabas.

A região conta ainda com a 4ª Etapa do Campeonato Capixaba de Voo Livre. Durante este fim de semana, atletas disputam a penúltima etapa do campeonato na Rampa de Ubá, em Castelo.

Em João Neiva, na Região Turística dos Imigrantes, o produto típico local é homenageado, o queijo. O evento começa nesta sexta-feira (06) e segue até domingo (08), com palestras, shows, apresentações culturais e muitos pratos a base de queijo.

Em Vila Velha, a 9ª Rua das Artes leva muita cultura para a Rua do Convento da Penha, no domingo (08). Com o tema “Se essa rua fosse minha” o evento faz homenagens ao dia das crianças.

Já em Vitória, o espetáculo musical “Suassuna – O Auto do Reino do Sol” e a peça “Quixotinadas” comemoram os 80 anos do Banestes. As apresentações acontecem na Praça do Papa, no sábado (07), com entrada gratuita.

 

Confira a programação:

  • Baixo Guandu

07 e 08/10 – 1° Guandu Pommerfest - https://goo.gl/mojnRV

Como chegar: Saindo de Vitória seguir pela BR 101 Norte até João Neiva. Em seguida a BR 259, passando por Colatina e em seguida Baixo Guandu.

  • Castelo

06 a 08/10 - 4ª Etapa do Campeonato Capixaba de Voo Livre - https://goo.gl/Lw8ky2

Como chegar: Saindo de Vitória seguir pela BR 101 Sul até Iconha. Na cidade seguir pela ES 375 até Vargem Alta na ES 164. Depois de São José de Fruteiras pegar a ES 475. Próximo ao patrimônio seguir por estrada de chão.

 

  • João Neiva

06 a 08/10 – Festival Gastronômico do Queijo - https://goo.gl/Nz6Bpb 

Como chegar: Saindo de Vitória seguir pela BR 101 Norte até João Neiva.

 

  • Venda Nova do Imigrante

06 a 15/10 - 39ª Festa da Polenta - https://goo.gl/Nkw3ZS

Como chegar: Saindo de Vitória seguir pela BR 262

 

  • Vila Pavão

06 a 08/10 – 20ª Pomitafro - https://goo.gl/1xz1CD

Como chegar: Saindo de Vitória seguir pela BR 101 Norte até João Neiva. Por lá seguir por Colatina, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha e Nova Venécia em trechos de rodovias estaduais.

 

  • Vila Velha

08/10 – 9ª Rua das Artes - https://goo.gl/WjWpJa

 

  • Vitória

07/10 – Espetáculo musical “Suassuna – O Auto do Reino do Sol” e a peça “Quixotinadas” - http://bit.ly/2xOo5jN

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Setur

Tel.: (27) 3636-8006

Tatiana Negris – Coordenadora

Felipe Marçal

imprensa@turismo.es.gov.br

www.descubraoespiritosanto.es.gov.br

Facebook: Turismo Espírito Santo

Twitter: @turismo_es

Instagram: @descubraoespiritosanto

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard