15/12/2021 11h54 - Atualizado em 15/12/2021 12h11

Gestores municipais de turismo participam de reunião promovida pela Setur

A Secretaria de Turismo (Setur) realizou, na manhã dessa terça-feira (14), reunião com gestores de turismo das prefeituras do Estado. O objetivo foi apresentar as ações realizadas em 2021 e as previstas para 2022, com destaque para o Projeto Turismo de Experiência, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-ES) no Espírito Santo; Edital de Chamamento de Apoio a Eventos; seleção de propostas para execução de “Intervenção Artístico-Urbana”, a ser realizada na fachada do Edifício Humberto Gobbi; e a campanha promocional da Temporada Verão ‘CapiXabear’.

Um dos informes da reunião foi a realização de um encontro on-line, na próxima semana, para a apresentação do Edital de Chamamento para seleção de propostas de apoio a eventos realizados por organizações da sociedade civil, visando à celebração de Termo de Fomento.

"Este edital vai disponibilizar um milhão de reais para o ano de 2022 para que entidades realizem eventos nos municípios capixabas. Nosso foco é contribuir para o setor e toda a cadeia produtiva do turismo, gerando emprego e renda", explicou a secretária de Estado de Turismo, Lenise Loureiro. Ela convocou entidades e instâncias de governança para conhecerem detalhes do edital na reunião, que vai acontecer na próxima segunda-feira (20), pela plataforma Zoom, a partir das 14 horas.

O link para participação na reunião é https://us02web.zoom.us/j/87992760419

Qualificação

Outro tema do encontro foram as ações de qualificação nos municípios. Este ano, foram realizados os cursos 'Bem Receber o Turista' e 'Estratégia de Vendas Aplicadas ao Turismo local', além de oficinas de marketing digital e formações para gestores. Para o próximo ano, estão previstas sete opções de cursos via contrato com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e estas oportunidades serão disponibilizadas de acordo com a demanda dos municípios.

“Em fevereiro, lançaremos edital no qual prefeituras, instâncias e entidades poderão participar, para que as capacitações cheguem aos locais onde há interesse e demanda”, informou Lenise Loureiro.

Turismo de experiência

Em fevereiro, com parceria do Sebrae, a Setur vai dar início ao projeto de Turismo de Experiência, que compreende capacitação e consultoria personalizadas para estruturação de 60 jornadas de experiências para produtos estratégicos do turismo capixaba, objetivando a formatação em pacotes comerciais estruturados.

O programa vai contemplar empreendimentos de cafés especiais, cerveja artesanal, agroturismo, aldeia indígena e quilombos, observação de aves e turismo religioso.

Também foi pauta da reunião o edital que deve ser publicado na próxima semana, para seleção de propostas para execução de “Intervenção Artístico-Urbana”, a ser realizada na fachada do Edifício Humberto Gobbi, no Centro de Vitória. Esta é mais uma ação de promoção do destino Espírito Santo. Poderão participar pessoas jurídicas, assim como coletivos de artistas. A proposta vencedora vai receber como prêmio o valor de R$ 170 mil.

Confraternização

Buscando a integração dos gestores, na oportunidade foi realizado o “Amigo CapiXabear”. Gestores presentearam os colegas com produtos de seus municípios. Peças de artesanato, cerâmica, chocolate, café, cervejas artesanais, cachaça, doces e embutidos foram os principais produtos ofertados, possibilitando que cada vez mais os gestores conheçam os inúmeros atrativos capixabas e atuem como divulgadores não só da cidade de cada um deles, mas do Estado.

Participaram do encontro representantes das secretariais municipais de Turismo de Anchieta, Domingos Martins, Rio Novo do Sul, Baixo Guandu, Castelo, Vargem Alta, Venda Nova do Imigrante, Marechal Floriano, Marataízes, Afonso Cláudio, Águia Branca, Castelo, Itapemirim e Vila Velha.

Também estiveram presentes na reunião o superintendente do Sebrae/ES, Pedro Rigo; o diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes), Alberto Farias Gavini Filho, e o diretor-presidente do Departamento de Edificações e de Rodovias do Estado do Espirito Santo (DER-ES), Luiz Cesar Maretto Coura.

Assessoria de Imprensa da Setur
Simone Diniz