27/08/2021 14h55 - Atualizado em 27/08/2021 14h59

Governo do Estado inicia a sinalização turística nos municípios que integram o Circuito Três Santas

Começaram a ser instaladas placas de sinalização turística nos municípios que integram o Circuito Três Santas – Santa Leopoldina, Santa Teresa e Santa Maria de Jetibá. Ao todo, serão 36 atrativos sinalizados com 93 placas, sendo 43 em Santa Leopoldina, 21 em Santa Maria de Jetibá e 29, em Santa Teresa. A instalação é realizada em parceria com o Departamento de Edificações e de Rodovias do Espírito Santo (DER/ES) e o Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES).

O projeto foi elaborado pela Gerência de Estudos e Negócios Turísticos da Secretaria de Turismo (Setur) atendendo às demandas dos municípios. A sinalização turística complementa as ações de qualificação do produto turístico Três Santas lançado recentemente pelo Governador Renato Casagrande.

O objetivo é orientar e facilitar o acesso dos turistas aos atrativos valorizando os destinos turísticos dos municípios. “A sinalização é uma das principais demandas que a Setur recebe e, por conta disto, ampliamos o quadro de servidores com engenheiro e arquiteto para que possamos auxiliar as prefeituras na elaboração dos projetos que serão executados pelo DER e o Detran”, afirmou a secretária de Estado de Turismo, Lenise Loureiro.

De acordo com o DER-ES, a previsão de conclusão dos serviços é até o início de setembro, totalizando 59 placas em rodovias estaduais e zonas rurais dos municípios.

Para o diretor-presidente do DER-ES, Luíz Cesar Maretto, a iniciativa é fundamental para o desenvolvimento turístico da região. “O DER tem um contrato de sinalização rodoviário e conta com profissionais com expertise em sinalização, por isso, vem apoiar o lançamento do projeto das Três Santas, que vem facilitar a mobilidade na região e fortalecer o turismo e a economia do Espírito Santo”, destacou Maretto.

Já o Detran|ES tem previsão de publicação da Ordem de Serviço em setembro com a instalação de 34 placas no perímetro urbano dos municípios. O prazo de execução é de 60 dias a partir da publicação.

Segundo o diretor geral do Detran|ES, Givaldo Vieira, a sinalização turística dos municípios segue uma premissa definida pelo governador Renato Casagrande para impulsionar o turismo nas regiões capixabas e também para proporcionar ainda mais autoestima aos moradores dessas localidades.

“O Detran|ES faz um trabalho imprescindível de sinalização viária nos municípios que têm a gestão do trânsito de responsabilidade do órgão. O foco dessa iniciativa é que os cidadãos obedeçam à legislação e, assim, previnam acidentes nas vias. Além dessa atribuição, a sinalização turística, em parceria com a Setur e, no caso das Três Santas, com o DER, valorizará ainda mais os potenciais da região, permitindo ao turista ter acesso com mais facilidade a locais como a Cachoeira Véu da Noiva, a Pedra do Garrafão e à Reserva Biológica Augusto Ruschi, dentre outros atrativos”, salientou Givaldo Vieira.

O investimento para a sinalização viária e turística dos municípios é feito pelo Detran|ES com recursos provenientes de multas de trânsito, conforme determina o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Na região das Três Santas serão contemplados os seguintes atrativos: Cachoeira do Rio do Meio, Cachoeira Meia Légua, Cachoeira da Holanda, Centro Histórico de Sta. Leopoldina, Cachoeira Véu de Noiva, Cachoeira do Recanto, Parque Ribeirão dos Pardos, Cachoeira das Andorinhas, Cachoeira Gonoring, Pedra do Garrafão, Horto Municipal, Capela Sta. Luzia, Cachoeira do Country Club, Parque São Lourenço, Cachoeira Olhos d'Água, Reserva Biológica Augusto Ruschi, Capitel de Santo Antônio, Cachoeira Strutz, Caminho das Tropas, Monumento ao Imigrante, Casa do Artesanato de Santa Leopoldina, Igreja Matriz Sagrada Família, Cachoeira da Fumaça, Sumidouro do Funil, Rua de Lazer de Santa Teresa, Museu da Imigração Pomerana, Igreja Luterana, Casa Lambert, Igreja N. Sra. da Conceição, Gruta N. Sra. de Lourdes.

Assessoria de Imprensa da Setur

Simone Diniz