22/12/2016 15h45 - Atualizado em 22/12/2016 15h50

Governo inaugura o Farol de Santa Luzia

Foto: Fred Loureiro

As obras de revitalização do Farol Santa Luzia, na Praia da Costa, em Vila Velha, foram oficialmente inauguradas pelo Governo do Estado, pela Capitania dos Portos e pela Prefeitura de Vila Velha, na noite dessa quarta-feira (21). A cerimônia estava prevista para o dia 18 de novembro, mas foi cancelada por causa de fortes chuvas ocorridas no dia. E no dia 19, o Farol foi aberto para visitação.

Durante o evento dessa quarta, o governador Paulo Hartung elogiou o resultado das obras de revitalização. “É uma alegria devolver esse espaço para Vila Velha. O Farol é um cartão postal belíssimo, que vai atender os turistas e visitantes da cidade, do estado e também do Brasil”, comemorou Hartung.

O comandante da Marinha do Espírito Santo, o Capitão de Mar e Guerra, Luis Eduardo Soares Fragozo, agradeceu a parceria que resultou no termo de cooperação entre Marinha, Governo e Prefeitura e falou sobre a reforma. “O projeto é de muito bom gosto, trabalho na rusticidade, característica forte dos homens do mar, a simplicidade. Ficamos felizes em participar desse projeto e beneficiar a sociedade”, concluiu.

Já o prefeito Rodney Miranda comemorou a conclusão dos trabalhos. "A entrega deste espaço é reflexo de muito trabalho e união que vai refletir na qualidade de vida da população. Por isso, agradeço à Capitania e ao Governo do Estado por esta parceria", afirmou.

Visitação

A visitação poderá ser feita de terça a domingo, das 9h às 17h. O acesso será permitido para grupos de até 25 pessoas por vez, que poderão permanecer no espaço por até 20 minutos. Grupos maiores que 25 pessoas e escolas devem agendar horário. A entrada é gratuita.

Não será permitido o acesso de pessoas em traje de banho, sem camisa e/ou vestindo roupa inadequada para o ambiente militar. Menores de idade devem estar acompanhados por um responsável. O acesso é apenas autorizado em ambientes já demarcados e seguros, sendo proibido o acesso ao “Farol”.

Obras de acessibilidade e segurança foram feitas para que o monumento passasse a receber o público. Além disso, um deque com um leme que simula uma embarcação e uma exposição permanente de vários tipos de nós de Marinha completam as adequações feitas.

Adequação do espaço

A obra foi realizada com recursos provenientes do convênio assinado em dezembro de 2015 entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), e a Prefeitura de Vila Velha, no valor de R$ 148.188,87.

O processo teve início no dia 13 de julho de 2015, quando foi assinado o Termo de Cooperação Técnica entre a Prefeitura de Vila Velha e a Capitania dos Portos, primeiro passo para a reabertura do Farol de Santa Luzia.

História
Inaugurado em 1871, na Ponta de Santa Luzia, na entrada do canal de acesso de Vitória, no final da Praia da Costa, em Vila Velha, com a finalidade de indicar ao navegante a entrada do canal de acesso ao Porto de Vitória.

O Farol Santa Luzia consiste de uma torre octogonal metálica com 12 metros de altura, pintada de branco, confeccionada na cidade Glasgow na Escócia, em 1870. O monumento foi encomendado por João Maurício Wanderley, o Barão de Cotegipe, que na ocasião era responsável pelas pastas da Marinha e de Estrangeiros no reinado do então imperador D. Pedro II.

Em 1917, o aparelho luminoso constituído de um carro móvel foi substituído pelo atual, o qual consiste em uma lente BBT 4º Ordem, 500mm de diâmetro do tipo “olho de boi” com quatro focos divididos em: 01 elemento ótico, 02 dióptricos e 09 catadióptricos, “olhos de gato”, sendo 06 inferiores e 03 superiores. Devido à lente ter forma hexagonal, o espaço de dois painéis lenticulares é eclipsado por um anteparo opaco de metal, oriundo da França, cuja fonte luminosa era gerada por meio de um bico incandescente que queimava querosene, exibindo alcance luminoso de 15 milhas náuticas. O giro da lente era movido pela atual máquina de rotação tipo relógio.

Em 1938, o bico incandescente foi substituído por uma lâmpada elétrica 115V/ 250W e foi instalado o sistema de emergência com combinador automático AGA gás acetileno com bico de 25l/h. Nos anos posteriores, várias peças foram substituídas no Farol, a fim de aumentar sua eficiência até chegar ao modelo atual.

A partir de 1986, por ocasião da solicitação feita à atual Secretaria de Estado da Cultura do Governo do Espírito Santo para tombamento do monumento, foram realizados apenas serviços de pintura, sondagem e recuperação estrutural da torre.

O terreno onde está situado o Farol Santa Luzia foi doado à União em 1913 pelo Dr. Hermano Santana e sua esposa e, posteriormente, entregue à Marinha do Brasil em 1985, atual responsável pela área. Além do farol, o local abriga uma vila residencial militar, com três casas, dentre elas, a do faroleiro, encarregado da manutenção do Farol.

Serviço:

Visitação ao Farol de Santa Luzia: De terça a domingo

Horário: 9h às 17h (com o fechamento dos portões às 16h30)

E- mail:  farolsantaluzia@vilavelha.es.gov.br

Regras para visitação:

- Será permitida a entrada de grupos de até 25 pessoas de cada vez.

- A visitação terá o tempo máximo de 20 minutos.

- Escolas e grupos maiores de 25 pessoas devem agendar previamente a visita.

- Não será permitido o acesso de pessoas em traje de banho, sem camisa e/ou vestindo roupa inadequada para o ambiente militar.

- Menores de idade devem estar acompanhados por um responsável.

- O acesso é apenas autorizado em ambientes já demarcados, sendo proibido o acesso ao “Farol”.

Tatiana Negris - (27) 99805-1308

imprensaturismoes@gmail.com