25/08/2021 14h34 - Atualizado em 25/08/2021 14h39

Guias de turismo participam de visita técnica ao município de Castelo

Atendendo à solicitação do Sindicato dos Guias de Turismo do Espírito Santo (Sindegtur-ES) e o Coletivo de Guias, a Secretaria de Turismo (Setur) realizou, nessa segunda-feira (23), visita técnica ao município de Castelo, na região turística Montanhas Capixabas. Na programação, o Parque Estadual do Forno Grande, a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Penha e a Gruta do Limoeiro. O objetivo foi oportunizar a atualização dos guias sobre os equipamentos turísticos do município.

A secretária de Estado de Turismo, Lenise Loureiro, destacou a importância destas atividades, principalmente, neste momento de retomada das atividades econômicas. “Este trabalho de revisitar pontos turísticos, vivenciar os atrativos e ter informações atualizadas é fundamental para o desenvolvimento do trabalho dos guias, profissionais que atuam diretamente com os turistas”, destacou.

O prefeito do município, João Paulo Nalle, esteve com o grupo no horário do almoço e agradeceu a presença. “Nossa cidade está aberta para vocês e contamos com a ajuda de todos para que, cada vez mais, nossos atrativos naturais, nossos produtos do agroturismo sejam motivação para mais passeios por aqui”, afirmou.

O presidente do Sindicato dos Guias do Espírito Santo, Jorge Albuquerque, agradeceu o empenho da Setur em realizar a atividade. “Esta atividade proporciona não só a capacitação dos guias, mas também é motivação para retomada do nosso trabalho depois deste tempo em que precisamos parar”, disse.

Já o líder do Coletivo de Guias do ES, Rogério Agripino, ressaltou que o grupo trabalha na formação dos guias. “Estes momentos são fundamentais para qualificação de nosso trabalho e possibilita vivenciar e, assim, poder desenvolver nossa atividade com mais qualidade”, frisou.

Pontos turísticos

O secretário de Turismo de Castelo, Giani Marcio de Oliveira Coradini, acompanhou a visita a cidade apresentando os atrativos ao grupo. Destacou o trabalho desenvolvido com destaque para qualificação, criação de rotas além do trabalho para reconhecimento dos produtos locais como o torresmo prensado e o pé de moleque de macadâmia.  “Estamos muito honrados com a visita de vocês ao nosso município e temos certeza que esta ação terá um retorno muito bom para nossa cidade, que trabalha para a melhoria e qualificação do turismo local”, reforçou.

Atrativos

O primeiro local a ser visitado foi o Parque Estadual Forno Grande, onde está localizado o segundo ponto mais alto do Estado: o Pico do Forno Grande, um grande maciço rochoso granítico e cônico que pode ser avistado de grandes distâncias. A vegetação destaca-se pela presença de espécies endêmicas e pela formação florestal de altitude, muito rara no País. Sua fauna é formada por animais na lista de extinção, como a onça suçuarana e o gavião-pega-macaco.

O parque conta com Centro de Visitantes com exposição permanente de animais taxidermizados da fauna do Parque. Há também informações sobre a vegetação e histórico de criação da Unidade de Conservação. É neste local que os visitantes recebem orientações sobre a visita e podem conhecer um pouco sobre a história da onça pintada. O Centro de Visitantes conta com acessibilidade para cadeirantes, assim como banheiros e bebedouros. Há área de piquenique com mirante que tem vista para Pedra Azul, além das trilhas de acesso ao pico, que são realizadas mediante agendamento.

Na região central do município de Castelo o grupo visitou a Igreja Matriz Nossa Senhora da Penha que encanta por sua beleza e seus lindos vitrais. Aberta à visitação é parte do roteiro religioso da cidade.

Gruta do Limoeiro

Na sequência, o grupo visitou a Gruta do Limoeiro considerada o mais importante sítio arqueológico da pré-história do Espírito Santo, com vestígios de presença humana datada de cinco mil anos. O acesso à Gruta é realizado em grupos de até 15 pessoas, mediante o pagamento de ingresso, que inclui equipamento de segurança e lanterna para que o turista conheça o espaço com o guia local.

Há um receptivo no espaço que conta com uma loja que comercializa produtos da agroindústria e artesanato, área de exposição sobre a gruta, sanitários e ainda há a possibilidade, mediante agendamento, de ser servido um café com produtos locais.

Parceria

Dentro do objetivo de qualificação dos guias a viagem foi realizada em parceria com a Vou de Squad, novo serviço de transporte da Viação Águia Branca, uma nova ferramenta que contribui com o trabalho dos guias. O serviço é uma solução logística que conecta os organizadores de eventos, empresas de transportes e clientes. “Esta oportunidade de apresentar nosso serviço para vocês guias é muito especial. A opinião de vocês com certeza irá colaborar para nosso aperfeiçoamento”, comentou Rafael Wanderley, representante da empresa.

Serviço:

Parque Estadual Forno Grande
Horário de funcionamento para visitação: das 8h às 11h e das 13h às 16h
Capacidade de visitantes por dia: 50 pessoas por turno
Agendamento para visitação: não é necessário. O controle é feito por ordem de
chegada.
Agendamento para escalada: agendamentofornogrande@gmail.com
Endereço: Estrada rural s/n. Distrito Forno Grande, Castelo, Espírito Santo.

Igreja Matriz Nossa Senhora da Penha

Informações: (28) 3542 1144