02/06/2020 14h00 - Atualizado em 02/06/2020 15h00

Guias de Turismo recebem cestas básicas do Governo do Estado

Atendendo à solicitação do Sindicato dos Guias de Turismo do Espírito Santo (Sindegtures) e do Instituto O Canal, a Secretaria de Turismo (Setur) viabilizou junto à  Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes) a distribuição de cestas básicas a guias de turismo.

A Setur, atenta aos problemas enfrentados pelo segmento do turismo no Estado, tem mantido o diálogo e a articulação colaborando no enfrentamento da pandemia em decorrência do novo Coronavírus (Covid-19). “Assim que recebemos a solicitação das duas instituições, articulamos com a Aderes e, em pouco tempo, os alimentos foram entregues a estas pessoas que desenvolvem um trabalho importante em nosso segmento e que, por conta da realidade atual, estão precisando de um apoio emergencial”, destacou o secretário de Estado de Turismo, Dorval Uliana.

O presidente do Sindicato dos Guias de Turismo do Espírito Santo (Sindegtur-ES), Jorge Albuquerque, afirma que a parceria com a Setur  e a Aderes está sendo de grande valia para a categoria dos guias de turismo capixabas. “Temos muito a agradecer na rapidez em colaborar com nossa categoria. A doação das cestas básicas para os guias, viabilizadas pela Setur e a Aderes, amenizou o sofrimento das famílias de guia de turismo, pois quem tem fome tem pressa”, observou.

Para o diretor do Instituto O Canal, Sandro Firmino, que realiza um conjunto de ações de educação ambiental, cultura, pesquisa e fomento da cadeia produtiva do turismo, esta colaboração é muito válida. “Muitos destes profissionais que, normalmente atuam em nossas ações, têm na atividade a única fonte de renda e, por conta disto, buscamos este benefício e fomos prontamente atendidos”, comentou.

Uma das beneficiadas foi Lucia Eleno Vitório. Segundo a guia, ela estava até fevereiro com a agenda lotada de viagens e passeios até outubro deste ano e, com a pandemia,  tudo foi adiado. “Esta cesta chegou em muito boa hora. Quero agradecer não só pelos alimentos, mas, principalmente, pela forma que fomos tratados, com dignidade e respeito”, comentou.

Assessoria de Imprensa da Setur
Simone Diniz