05/10/2016 13h00

Guriri Sabor apresenta pratos de Festival Gastronômico

O badalado Balneário de Guriri, em São Mateus, será mais uma vez o ponto de encontro dos amantes da boa gastronomia. Em novembro, do dia 04 ao dia 27, acontece o IV Festival Gastronômico e Cultural da cidade, o Guriri Sabor, para animar ainda mais a charmosa ilha, no litoral Norte capixaba. Mas os preparativos já começaram. Para dar um gostinho de como será o evento, nesta sexta-feira (07) acontece a apresentação dos pratos para a imprensa, às 14h, no Petisco Bar e Restaurante, em frente à praça central.

A programação do IV Guriri Sabor será diferente este ano, com mais atrações e participantes. Do dia 04 ao dia 23 os restaurantes iniciam o Festival servindo os pratos. Já os dias 24 a 27 terão programação especial: aulas shows de culinária, espaço dos sentidos com degustação às cegas, cozinha kids, apresentações musicais e teatro de rua, literatura de cordel e muito mais.

Os diferenciais do Guriri Sabor deste ano são os foods trucks, o circuito de cervejas artesanais, o passeio ciclístico e a escola de surf. São mais de 30 bares e restaurantes participantes, que vão encher de cores e aromas o balneário.

A Secretaria de Estado de Turismo (Setur) apoia a realização de eventos como esse no Espírito Santo, incentivando o capixaba a conhecer e a valorizar a cultura local.

O Festival

O Guriri Sabor nasceu em 2013 da forte influência da gastronomia no turismo e na vida dos capixabas. O cenário não poderia ser outro, na charmosa Ilha de Guriri. O Festival vem se consolidando como um dos mais importantes eventos gastronômicos da região.

Chefs renomados, como Jimmy Ogro, do programa Mais Você, da TV Globo, e Alessandro Eller, um dos mais respeitados chefs do Espírito Santo, irão invadir a ilha e apresentar receitas de dar água na boca.

Agregando belas paisagens e comida de qualidade, os festivais já são tradição nas cidades capixabas. A Festa da Polenta, o Festival Gastronômico de Manguinhos e o Santa Teresa Gourmet são exemplos deste segmento, que cresce a cada ano. A pluralidade do povo capixaba, com seus imigrantes italianos, pomeranos, árabes e os povos negros e indígenas, faz da gastronomia local uma das mais ricas do país.

Serviço:

IV Festival Gastronômico e Cultural da Ilha de Guriri

Local: Ilha de Guriri, São Mateus

Quando:

04 a 23/11 – Degustações dos pratos nos restaurantes

24 a 27/11 – Programação Especial

Como chegar: Saindo de Vitória seguir pela BR 101 Norte, chegando a São Mateus seguir pela ES 315

Entrada Gratuita e pratos pagos

Mais informações:

www.facebook.com/guririsabor

Contato (27) 99893-7117 – Rogéria Adetur

Contato (27) 3339-3786 – Estúdio Criativo

Programação:

24/11 (quinta-feira)

Local: Pousada Maresias (ingressos limitados)

Festim - Jantar com a Chef Inês Barroso

Local: Praça Wilson Gomes

18h - Abertura oficial do IV Festival Gastronômico e Cultural da Ilha de Guriri, o 4º Guriri Sabor;

18h – Abertura do Circuito Capixaba de Cervejas Artesanais e Food Trucks;

19h30 – Divulgação de todos os patrocinadores, apoiadores e dos estabelecimentos e pratos participantes, que estão sendo servidos com descontos durante todo o Festival;

20h – Aula Show com a cozinha da Dona Irma – Cantinho do Camarão;

21h – Violões do Porto

25/11 (sexta-feira)

Local: Restaurante Lampião e Petisco

20h – Cine Gastronomia

Chef Luís – A Batataria

Local: Praça Wilson Gomes

18h – Espaço arte ao vivo:

– Hosana (Panela de Barro feita ao vivo);

– César Domiciano e Shila Joaquim - Literatura de Cordel

18h – Apresentação Cultural – Lira Mateense

– Circuito Capixaba de Cervejas Artesanais e Food Trucks;

– Aula Show de Gastronomia com Chef Bruno – Restaurante Porto Bier;

18h30 – Aula Show de Gastronomia com a Chef Danielli – Restaurante Pimenta Brasil

19h – Apresentações culturais: Capoeira e Jongo;

20h – Aula Show de Gastronomia com o Chef Alessandro Eller;

22h – Apresentação Musical - instrumental FAMES

26/11 (sábado)

Local: Mercado Municipal de São Mateus

11h – Visita ao Mercado Municipal com os Chefs Jimmy Ogro, Alessandro Eller, Tiago Cotta, Chefs e cozinheiros locais