03/09/2024 11h20 - Atualizado em 03/09/2024 11h21

Ifes abre inscrições para cursos gratuitos de Guia de Turismo e Hospedagem

O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) lançou o edital do processo seletivo para diversos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, incluindo os cursos de Guia de Turismo e Hospedagem. As inscrições, que vão até o dia 1º de novembro de 2024, são uma oportunidade para aqueles que desejam se qualificar para o mercado de trabalho no setor de turismo e hospedagem, ao mesmo tempo em que concluem o Ensino Médio.

Com 40 vagas ofertadas para cada curso, as aulas serão realizadas no turno noturno e terão duração de três anos e meio. Os cursos são inteiramente gratuitos e fazem parte do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos (Proeja).

As inscrições devem ser feitas presencialmente de 14hs às 19hs, no campus do Ifes em Vitória, localizado na Avenida Vitória, 1729, Jucutuquara. Para participar do processo seletivo é necessário ter 18 anos ou mais; ter concluído o Ensino Fundamental e não ter concluído o Ensino Médio.

Os profissionais formados no curso de Guia de Turismo deverão ser capazes de exercer as atividades de acompanhamento, orientação e transmissão de informações a pessoas ou grupos, em visitas, excursões urbanas, municipais, estaduais, interestaduais, internacionais ou especializadas, conforme Portaria nº 27, de 30/01/2014, do Ministério do Turismo.

Os profissionais formados no curso de Hospedagem deverão ser capazes de exercer as atividades de recepção, reserva, governança, mensageria e concièrgerie em meios de hospedagem; supervisionar manutenção de equipamentos; e executar serviços de atendimento e apoio aos clientes. Após a conclusão do curso, será possível atuar em: hotéis, resorts, motéis, SPAs, pousadas, albergues, colônias de férias, flats, condotel, condomínios residenciais e de lazer, hospitais, clínicas e casas de repouso, hospedarias, estalagens, acampamentos e acantonamentos, navios, cruzeiros e plataformas de petróleo.

Para mais informações sobre o processo seletivo, clique no link abaixo:

Leonardo Sales