11/02/2019 17h20

Inscrições abertas para cursos de Condutores de Observadores de Aves

Estão abertas as inscrições para o curso de Condutores de Observadores de Aves. As aulas serão realizadas em Muqui e em Dores de Rio Preto no mês de março e serão duas turmas, com 20 vagas ao todo. A atividade é uma parceria da Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-ES) e objetiva capacitar empreendedores locais para esta atividade que cresce cada vez mais no Espírito Santo e no País.  As inscrições podem ser feitas pelo link https://goo.gl/forms/Xhs8dcHKNRSOKP5p2 até o dia 25 de fevereiro. As aulas são gratuitas.

A iniciativa da Setur em realizar estas capacitações busca estimular o empreendedorismo nesta área, já que este tipo de atividade vem se fortalecendo e o Espírito Santo. Um fator que ajuda neste processo é a composição geográfica do Estado, que o torna um destino apropriado para esta prática. 

 “Temos 12 municípios já mapeados, onde foram cadastradas mais de 654 espécies. Afonso Cláudio se destaca neste cenário recebendo turistas de várias partes do mundo. Além disso, o Espírito Santo conta com 17 unidades de conservação, o que colabora ainda mais para que este produto turístico, vinculado ao setor de ecoturismo, se desenvolva”, afirma o secretário de Estado de Turismo, Dorval Uliana.

O curso, que será desenvolvido em cinco dias, terá aulas teóricas e práticas. Em Muqui, as aulas acontecem de 13 a 17 de março na Escola da Comunidade de Fortaleza. As aulas práticas acontecerão no Monumento Natural de Serra das Torres e em propriedades do seu entorno. Já em Dores do Rio Preto, as aulas serão entre os dias 19 e 23 de março, no Parque Nacional do Caparaó, em Pedra Menina e também nas propriedades do seu entorno.

A relação dos selecionados será divulgada via e-mail e pelo site da SETUR, no dia 28 de fevereiro de 2019. Os interessados que preencherem a ficha de inscrição e não comparecerem às aulas poderão ficar impedidos de participar de outras capacitações de qualificação do ecoturismo e turismo de aventura.

Esta ação conta com o apoio do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (IEMA), Monumento Natural Serra das Torres e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio)/Parque Nacional  Caparaó. 

Serviço:

Inscrições: até o dia 25 de fevereiro

Link para inscrição: https://goo.gl/forms/Xhs8dcHKNRSOKP5p2
Gratuito
Lista de selecionados: dia 28 de fevereiro

 

Turma 01- Muqui
De 13 a 17 de março de 2019 (quarta-feira a domingo)

Local: Escola da Comunidade de Fortaleza, Muqui-ES. As aulas práticas acontecerão no Monumento Natural de Serra das Torres e em propriedades do seu entorno.

 

Turma 02- Dores do Rio Preto

De 19 a 23 de março de 2019 (terça-feira a sábado)

Local: Portaria do Parque Nacional do Caparaó, em Pedra Menina, Dores do Rio Preto/ES. As aulas teóricas e práticas acontecerão no Parque Nacional do Caparaó, podendo se estender propriedades do seu entorno

 

Materiais e vestimentas necessárias:

Recomenda-se para participação nas aulas práticas o uso de roupas confortáveis e adequadas ao clima da estação, com calça comprida, calçados adequados para caminhada e boné (ou chapéu), além de mochila ou similar contendo:

Capa de chuva e/ou casaco impermeável, blusa de frio leve, preferencialmente, de tecido sintético.

Protetor solar e repelente contra insetos.

Medicamentos de uso pessoal (para alérgicos a picadas de insetos levar a medicação de costume)

Cantil ou garrafa de água (PET 1,5 l).

Lanterna (mão e/ou cabeça).

Bastão para caminhada (opcional).

 

Informações: 3636.8013 (Setur)

 

Informações à imprensa
Assessoria de Comunicação da Secretária de Estado do Turismo - Setur
Simone Diniz / Manoela Zouain
Tel.: (27) 3636-8006
imprensa@turismo.es.gov.br
https://www.facebook.com/DescubraoEspiritoSanto
https://www.instagram.com/descubraoespiritosanto
http://descubraoespiritosanto.es.gov.br/pt

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard