05/12/2023 09h04 - Atualizado em 05/12/2023 09h15

Jornalistas e influenciadores digitais se encantam com montanhas capixabas

Foto: Julio Huber

“O Brasil é fantástico, mas as montanhas capixabas são espetaculares”. Essa foi a afirmação do casal baiano Manu Pimentel e Ciro Pimentel, do canal Pense Aí, feita após conhecerem os municípios das montanhas do Espírito Santo, durante um press trip que reuniu jornalistas e influenciadores digitais. O projeto, realizado pelo Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau, em parceria com a Secretaria do Turismo (Setur), reuniu 21 profissionais, entre os dias 27 e 30 de novembro, nas montanhas capixabas.

Manu Pimentel e Ciro Pimentel estão produzindo a websérie “Cidades do Brasil” e, por isso, estão há mais de um  mês na estrada. “Nos surpreendemos com as tradições, com a culinária, o bom atendimento e com as paisagens inesquecíveis que conhecemos. Já estivemos em Vitória, mas não fazíamos ideia que existiam esses lugares incríveis aqui no Espírito Santo. Vamos propagar tudo que conhecemos no Espírito Santo para a Bahia e o Nordeste. E já queremos voltar”, destacou Ciro Pimentel.

A ação foi realizada por meio do Edital da Famtour, Press Trip e Roadshow 2023 da Setur, inédito no Estado. Participaram profissionais de imprensa dos Estados da Bahia, Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso, Goiás e Paraná.

Vicente Delgado, do portal e canal Agro News, do Mato Grosso, também se encantou com o potencial turístico das montanhas. “Foi uma satisfação ser convidado para esse projeto. Me impressionou que a região tem uma agricultura familiar com muito requinte e qualidade. As visitas foram muito produtivas, como na produção de mel e do café. Vamos produzir conteúdos

para estimular as pessoas a conhecerem as montanhas capixabas”, disse.

O jornalista Divino Onaldo, do programa Agro & Prosa, de Goiás, revelou que era um sonho antigo conhecer o Espírito Santo. “Foi uma surpresa agradável. Cheguei com uma expectativa muito boa, mas sabe quando tudo se mostra muito melhor que você esperava? Foi isso que encontrei aqui. O Espírito Santo é muito bom em pegar aquilo que é bom e transformar em algo ainda melhor. Não é a preocupação em ser gigante, mas ser muito bom com o que fazem. A receptividade me surpreendeu. Já quero voltar com mais tempo”, garantiu.

O secretário de Estado do Turismo, Philipe Lemos, ressaltou a importância que essas ações desempenham no crescimento do turismo do Estado. “As ações de press trip, promovidas pela Setur e o Convention das Montanhas, são muito importantes para a divulgação dos atrativos turísticos capixabas pelo Brasil. Ao convidarmos jornalistas e influenciadores digitais para conhecerem nosso Estado, oferecemos uma experiência única das nossas riquezas. Isso que fará com que eles passem a divulgar o destino Espírito Santo, aumentando, assim, o fluxo de pessoas que desejarão conhecer as belezas capixabas”, salientou Lemos.

Também apoiaram a realização do press trip o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Sistema de Cooperativas Financeiras do Brasil (Sicoob) e os empreendimentos turísticos da região, como hotéis, restaurantes, sítios de agroturismo e prefeituras locais. A empresária Anicele Coradini Bolzan, sócia da cervejaria Deck Beer, enalteceu a iniciativa de trazer jornalistas para as montanhas.

“Foi magnifico ver esse grupo degustando nossos pratos e, com um sorriso, falar que estava delicioso. Isso não tem preço. Foi ótimo poder proporcionar essa alegria a esses jornalistas e influenciadores, que vão levar boas experiências gastronômicas para suas cidades”, enfatizou Anicele Bolzan.

Press Trip – São viagens organizadas com o objetivo de promover destinos. A proposta é convidar jornalistas, blogueiros, youtubers e demais influenciadores digitais de veículos e canais especializados em turismo para vivenciarem, em primeira mão, o destino Espírito Santo, para que possam compartilhar a experiência com o público, ampliando a divulgação dos destinos e serviços de turismo.

Com colaboração de Julio Huber

Tati Beling