10/10/2019 16h22 - Atualizado em 10/10/2019 16h24

Maior livraria flutuante do mundo abre portas ao público em Vitória

Uma cerimônia na manhã desta quinta-feira (10) marcou a abertura oficial da maior livraria flutuante do mundo, o navio Logos Hope, em Vitória. O evento teve a participação da vice-governadora Jaqueline Moraes, da primeira-dama Maria Virgínia Casagrande e dos secretários de Estado, Fabrício Noronha (Cultura) e Dorval Uliana (Turismo), além de autoridades portuárias e outras lideranças. O navio ficará atracado no Porto de Vitória, no Centro da cidade, até o próximo dia 20.

Durante a solenidade, foi realizado um desfile dos voluntários de diversas nacionalidades que atuam no navio, além da apresentação de uma dança coreana com leques e exibição de vídeo. A vice-governadora e a primeira-dama participaram do descerramento da faixa, abrindo oficialmente para visitação a livraria ao lado do diretor da embarcação, o sul-coreano Pil-Hun Park, e do capitão do Logos Hope, o norte-americano Tom Dyer.

“No início do ano, eu recebi uma equipe que me falou sobre a vinda do navio. Desde aquele dia, eu já fiquei curiosa e emocionada por saber que é um projeto que abraça voluntários do mundo todo. Ver pessoas dispostas a doar seu tempo, seu trabalho, seu amor, seu sorriso, seu afeto, seu respeito ao próximo, me deixa muito emocionada. Quero dizer a vocês, envolvidos neste projeto, que são muito bem-vindos e sintam-se abraçados por mim e pelo nosso governador Renato Casagrande”, contou a vice-governadora.

Ainda sobre o projeto, Jaqueline Moraes ressaltou a importância da divulgação de diferentes culturas. "Represento uma boa parte da população que vem da periferia. E na periferia, às vezes, nós não temos acesso a livros. As crianças não conhecem os livros bonitos e coloridos como temos aqui. Vocês estão trazendo cultura, arte, informação e lazer para essas pessoas”, afirmou.

A primeira-dama Maria Virgínia Casagrande conheceu de perto o trabalho dos voluntários. Os jovens, com idade acima de 18 anos, falam mais de uma língua e permanecem até dois anos no navio. Em sua fala, além da importância da experiência proporcionada aos participantes, destacou que tanto o capitão quanto o diretor do navio têm suas famílias envolvidas no projeto. "Isso traz uma alegria muito grande. Porque praticar o cristianismo é também estar com a família em comunhão. É um prazer recebê-los aqui com algo tão importante para os jovens. Eles estão ansiosos em vir conhecer e fazer essa viagem através da literatura”, disse Maria Virgínia Casagrande.

Logos Hope em Vitória

A embarcação fica no Porto de Vitória, em frente ao Palácio Anchieta, até o dia 20 de outubro. Estarão à venda mais de cinco mil títulos, promovendo ainda o intercâmbio cultural com 400 voluntários de mais de 60 países. O Logos Hope oferta títulos voltados para educação complementar, interesses profissionais e de carreira, com temáticas de ciência, esportes, culinária, artes, hobbies, saúde, idiomas, questões familiares e literatura cristã, por exemplo. Também há livros infantis, dicionários, atlas e outros. As obras são em português e inglês.

Serviço:
Logos Hope em Vitória
Data:  10 a 20 de outubro
Local: Porto de Vitória, em frente ao Palácio Anchieta – Centro de Vitória
Horário de funcionamento: Terça a sábado: das 10h às 21h
Domingo: das 14h às 21h
Entrada: R$ 5. Pessoas com mais de 60 anos e crianças menores de 12 anos acompanhadas por um adulto não pagam

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Vice-Governadoria
Iris Carolina Miguez
(27) 98868-1847
iris.carolina@vice.es.gov.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard