29/06/2018 17h36 - Atualizado em 29/06/2018 17h40

Maior Moqueca do Mundo será feita em Conceição da Barra

A culinária capixaba já é conhecida por ser muito saborosa, mas vai ultrapassar barreiras. No município de Conceição da Barra, na Região Turística do Verde e das águas, será produzida a maior Moqueca Capixaba do mundo. O momento, às 11h do sábado (30), contará com a presença de um fiscal oficial do Guiness Book, o famoso livro dos recordes, para atestar o recorde gastronômico.

As dimensões do tradicional prato da cozinha do Espírito Santo fazem jus ao evento: com mais de 400 kg de ingredientes, a iguaria será suficiente para servir aproximadamente 800 pessoas com pratos com 250g, vendidos a R$ 10 cada. A maior moqueca do mundo foi idealizada por Roberto Malacarne.

A panela utilizada foi confeccionada especialmente para ocasião pelos Mestres Paneleiros Flávio Fernandes e João Farias, membros da Associação de Paneleiras de Goiabeiras, que fica em Vitória. Foram necessários 540 kg de barro e mais de oito horas para a confecção da panela, que medirá dois metros de diâmetro e meio metro de profundidade.

O acontecimento faz parte das comemorações da Festa dos Pescadores de Conceição da Barra. O evento acontece de sexta-feira (29) a domingo (01) e é em homenagem ao santo padroeiro dos pescadores, São Pedro.

Festa dos Pescadores de Conceição da Barra

A programação de sexta-feira (29) contará com missas, procissão religiosa, apresentações de danças, e também com os shows musicais da Banda Forró Raiz acústico e de Carlinhos Rocha. No sábado (30), além da preparação da maior Moqueca Capixaba do mundo, turistas e moradores poderão aproveitar a Praça Gastronômica que terá brincadeiras recreativas e o som das duplas Edson Mineiro e Goiano e Evandro e Raniery.

O domingo (01), começa às 9h, com o Torneio de Futebol dos Pescadores. Logo mais, às 11h, acontece a Abertura da Praça Gastronômica com a Rota do Peroá, e para fechar com chave de ouro a programação da Festa dos Pescadores, às 20h30 tem show do Claudinho dos Teclados.

O evento promovido pela Colônia Pesca Z1, tem o apoio da Prefeitura Municipal de Conceição da Barra, com o objetivo de valorizar a cadeia de pesca do município. A Secretaria de Estado de Turismo (Setur) apoia a realização de eventos no Estado, incentivando o capixaba a conhecer o Espírito Santo.

Maior Moqueca Capixaba do Mundo

Ingredientes utilizados

Para produzir a verdadeira moqueca serão usados os seguintes ingredientes:

- 200 Kg. de peixe

- 120 Kg. de tomate

- 60 Kg de cebola

- 18 Kg de alho descascado

- 03 Kg de urucum

- 10 litros de azeite

- 150 molhos de coentro

- 100 molhos de cebolinha

Panela de Barro

O carro-chefe da culinária capixaba vai ser preparado a bordo de outro ícone do Espírito Santo, que é a panela de barro. Para produzi-la foram necessários:

- 540 kg / 9 bolas de barro, cada uma pesando 60 kg

- 8 horas de açoite (queima).

Serviço:

Evento: Festa dos Pescadores de Conceição da Barra

Data: 29 de junho a 01 de julho

Local: Praça São Pedro, Conceição da Barra.

Mais informações: http://www.conceicaodabarra.es.gov.br/default.asp

Programação:

Sexta-feira (29)

19h - Quadrilha das escolas com Manoelzinho do Acordeon

20h30 - Quadrilha da Comunidade das Barreiras

21h30 - Show com a Banda Forró Raiz acústico

23h30 - Show com Carlinhos Rocha

Sábado (30)

9h - Abertura da Praça Gastronômica com a Rota Peroá/ Início da preparação da maior Moqueca do Planeta/ Show com Fabíola/ Brincadeiras recreativas (Colônia de Pescadores z-1)

19h30 - Quadrilha das escolas com Manoelzinho do Acordeon

21h - Apresentação do Grupo Folclórico Jongo da Mestre Maria Amélia

22h - Show com Edson Mineiro Goiano