15/07/2021 14h00 - Atualizado em 16/07/2021 18h31

Manutenção e preservação de prédios históricos são destaques na Setur

Com o objetivo de valorizar os espaços históricos das cidades do Espírito Santo, a Secretaria de Turismo (Setur) trabalha em uma proposta de orientação aos municípios capixabas no sentido de aperfeiçoarem suas legislações específicas relacionadas à publicidade em patrimônios históricos. A intenção é valorizar a história de cada local e o patrimônio público.

A base para este diálogo pode ser observada no Centro de Vitória, depois das alterações na lei que trata da disposição das placas dos estabelecimentos comerciais. “Nossa intenção é estimular o uso dos espaços que fazem parte da história de cada localidade da melhor maneira, contribuindo para um cenário mais harmonioso, já que a história e o patrimônio público são atrativos turísticos”, destaca a secretária de Estado de Turismo Lenise Loureiro.

A secretária explica que é projeto prioritário do Governo do Estado tornar o Centro de Vitória a cidade administrativa do Estado, concentrando os serviços públicos, fomentando o desenvolvimento econômico e atuando no melhor uso de todos os espaços, sejam esses públicos ou privados. “Está em nosso trabalho a missão de levar este conceito de manutenção do patrimônio capixaba para todos os cantos do Espírito Santo, em conjunto com a Secretaria da Cultura (Secult), que inclusive mantém editais de fomento para restauro e preservação”, destaca Lenise Loureiro, exemplificando o apoio dado à cidade de Santa Leopoldina.

Funcultura

Santa Leopoldina mantém um dos sítios históricos mais importantes do Espírito Santo. Na localidade, por meio do Fundo Estadual de Cultura (Funcultura), Secult, estão sendo desenvolvidas obras de restauro em casarões que compõem o sítio histórico local.

A Secult destina anualmente R$ 840.000,00 do Funcultura para Projetos de Preservação do Patrimônio Cultural Arquitetônico Tombado em Sítios Históricos no Espírito Santo.

“Trabalhamos juntos para a preservação da cultura, da história e destes patrimônios, mantendo a história viva do nosso Estado e fortalecendo este nicho do turismo capixaba”, destaca a secretária Lenise Loureiro.

 

Informações à Imprensa:  
Assessoria de Imprensa da Setur
Simone Diniz
(27) 3636-8006 / 99805-1308
imprensa@turismo.es.gov.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard