10/04/2023 14h53

Ministério do Turismo abre inscrições para curso gratuito de Turismo Responsável

Com o objetivo de trazer mais capacitação ao setor turístico brasileiro, o Ministério do Turismo (MTur) e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) abriram, na última sexta-feira (31), as inscrições para o curso de Turismo Responsável. A iniciativa visa capacitar gestores públicos e privados de turismo nas esferas municipal, estadual e federal, e também empresários da hotelaria, empreendedores, consultores, profissionais, estudantes, e prestadores de serviços turísticos.

O curso, gratuito, será oferecido na modalidade a distância (EaD), e abordará as boas práticas de turismo responsável, com foco em sustentabilidade, turismo de base comunitária e segurança turística. A qualificação durará 60 horas e está dividida em três módulos, com 20 horas cada um, sendo eles:

 

Turismo Sustentável - O módulo abordará: Turismo Sustentável e Turismo Responsável. Turismo e Agenda 2030. Certificações e premiações em Turismo Sustentável. Gestão do Turismo Sustentável em empreendimentos e atrativos turísticos. Boas práticas em Turismo Sustentável.

Turismo de Base Comunitária - O módulo abordará: Povos e comunidades tradicionais no Brasil. Fundamentos do etnodesenvolvimento e etnoturismo. Turismo, valorização do patrimônio cultural e desenvolvimento local. Turismo de Base Comunitária (TBC): conceito, princípios e diretrizes. Orientações para o desenvolvimento do Turismo de Base Comunitária. Especificidades do desenvolvimento do TBC em terras indígenas; boas práticas nacionais e internacionais de Turismo de Base Comunitária.

Segurança Turística - O módulo abordará: Segurança Turística - definições conceituais e técnicas. Diálogos entre o Turismo Responsável e a Segurança Turística. Segurança Turística para Gestores. Segurança Turística e os eixos de atuação do Programa Turismo Seguro. Boas práticas de Segurança Turística no Brasil. Marcos legais de Segurança Turística. Turismo Seguro no Brasil: cenários e perspectivas.

 

O Mtur também divulgou o cronograma do Processo Seletivo Simplificado para o curso, que ocorrerá da seguinte forma:

Lançamento do curso: 31/03/2023
Realização das inscrições on-line: 31/03/2023 a 31/05/2023
Divulgação do resultado: 15/06/2023
Início das aulas: 03/07/2023
Encerramento das aulas: 31/08/2023

 

Profissionais capixabas que atuam na área e queiram fazer o curso, podem acessar o edital da qualificação para o curso (aqui) e o formulário de inscrição (aqui).

 

Para mais dúvidas e informações adicionais, entre em contato pelo e-mail brasilnossapraia@gmail.com.

 

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação da Setur

Tati Beling

(27) 3636-8006 / 998051308

imprensa@turismo.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard