Ministério do Turismo lança edital de seleção para destinos Turísticos Inteligentes no país
O Ministério do Turismo (MTur) publicou edital de seleção para a participação na Estratégia Nacional Destinos Turísticos Inteligentes (DTI) Brasil. Serão selecionadas 10 cidades que preencham os requisitos estipulados. O objetivo é oferecer consultoria aos selecionados para que possam realizar diagnóstico e auxiliar na construção de um Plano de Transformação, bem como apoiar no planejamento de um sistema de gestão de Destinos Turísticos Inteligentes.
Os interessados podem se inscrever até o dia 21 de abril. Além disso, poderão participar os municípios das categorias A e B do Mapa do Turismo Brasileiro, do Programa de Regionalização do Turismo.
Destinos Turísticos Inteligentes são uma tendência crescente na indústria do turismo. É uma estratégia desenvolvida na Espanha que ajuda as cidades a darem maior visibilidade aos atrativos turísticos, com a implantação de tecnologias que tornam os destinos mais acessíveis e sustentáveis. No Brasil, a metodologia foi adaptada à realidade brasileira, sendo implantada em 2021 pelo MTur, em parceria com o Instituto Ciudades del Futuro.
As cidades que integrarão os DTIs vão passar por um diagnóstico que apontará uma estratégia para o desenvolvimento do turismo local, além da capacitação de gestores locais do setor. Os municípios definirão os seus cronogramas de implantação com base nos resultados da avaliação realizada e de acordo com as principais necessidades e possibilidades de cada um. O trabalho desenvolvido segue nove pilares: Governança; Inovação; Tecnologia; Sustentabilidade; Acessibilidade; Promoção e Marketing; Segurança; Mobilidade e Transporte; e Criatividade.
O acompanhamento e a avaliação do Projeto serão realizados por técnicos do MTur, que visitarão os municípios selecionados, verificando o andamento do projeto e emitindo, ao final de cada visita, um relatório conclusivo.
A relação dos municípios habilitados e dos selecionados será divulgada no site do Ministério do Turismo a partir dos dias 10 de maio e 31 de maio de 2023, respectivamente.
SOBRE O DTI
Esta é segunda edição do Projeto, que já foi realizado como projeto-piloto e selecionou 10 destinos: Brasília/DF e Campo Grande/MT (Centro-Oeste): Recife/PE e Salvador/BA (Nordeste); Rio de Janeiro/RJ e Angra dos Reis/RJ (Sudeste); Florianópolis/SC e Curitiba/PR (Sul); Rio Branco/AC e Palmas/TO (Norte). Todos receberam certificados de “DTI em Transformação”.
Os municípios participantes foram selecionados a partir de critérios como conectividade, disponibilização de internet pública gratuita e índices de empreendedorismo e de desenvolvimento humano, entre outros quesitos.
Para acessar o edital DTI – clique aqui:
https://www.gov.br/turismo/pt-br/acesso-a-informacao/participacao-social/chamadas-publicas-e-selecoes/chamadas-publicas-e-selecoes
Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Setur
Tati Beling
(27) 3636-8006 / 998051308
imprensa@turismo.es.gov.br