01/07/2019 11h11

Moqueca de 180 kg feita em Conceição da Barra entra para o livro dos recordes

Foto: Hélio Filho/Secom

A maior moqueca do mundo foi confeccionada na manhã deste sábado (29), em Conceição da Barra. Foram feitos 180 quilos do prato típico em uma panela de 1,40m feita pelas Paneleiras de Goiabeiras, que utilizaram 150 quilos de barro para fazer pela primeira vez uma panela de barro fora de Vitória. A confecção da panela, um dos mais expressivos ícones da cultura do Espírito Santo, durou mais de uma semana.

O evento contou com a presença do governador do Estado, Renato Casagrande, do secretário de Estado de Turismo, Dorval Uliana, e um representante do Guiness Book, o Livro dos Recordes, para homologar a entrada do feito na publicação.

O governador celebrou a importância do evento e da Moqueca Capixaba para o Espírito Santo. “Uma festa que está atraindo atenção de todos os capixabas e agora do mundo com tanto peixe. Se uma moqueca já é gostosa, imagina 180 quilos de moqueca. Viemos prestigiar não apenas essa festa, mas também a cultura e a história do nosso Espírito Santo. A moqueca é um símbolo capixaba", comentou.

O secretário Dorval Uliana, que também participou da festa dos pescadores em Conceição da Barra, parabenizou os organizadores e evidenciou a importância destas festividades regionais. “Este é um dos muitos eventos realizados pelas comunidades locais que contribuem para a divulgação de nosso Estado, nossa riqueza cultural e gastronômica atraindo turistas de todos os lugares”.         

Durante a confecção da panela, no início do mês, Casagrande esteve em Conceição da Barra e participou do momento.

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Comunicação do Governo

Giovani Pagotto

(27) 98895-0843

 

Assessoria de Imprensa Setur

Simone Diniz

(27) 3636.8006

imprensa@turismo.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard