23/03/2016 19h05 - Atualizado em 23/03/2016 19h16

Obras no Farol de Santa Luzia vão atrair mais turistas

O Farol de Santa Luzia, construído no século XIX, localizado na Praia da Costa, em Vila Velha, será estruturado para receber turistas que poderão conhecer o monumento arquitetônico e apreciar a vista estratégica da Baía de Vitória. A Ordem de Serviço para obras de revitalização do espaço foi assinada na tarde desta quarta-feira (23).

A obra será executada pela Prefeitura de Vila Velha, com recursos provenientes do convênio assinado em dezembro de 2015 com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo, no valor de R$ 148.000,00.

O governador Paulo Hartung destacou que a recuperação do Farol fortalece a indústria do turismo, gerando renda e educação. “Estamos criando as condições para poder abrir esse portão para os capixabas e para quem nos visita. É extraordinário permitir que esse marco histórico, localizado próximo a pontos históricos importantes do Estado, seja visto, fortalecendo a história do Estado”, completou.

A subsecretária de Estado de Turismo, Simone Modolo, ressaltou a beleza do farol e seu entorno e a importância desse monumento para o turismo capixaba. “A visitação era reivindicada há muito tempo pelos capixabas e turistas. Chegamos a esse momento após estudos e negociações. Com a reabertura vamos mostrar que por aqui valorizamos nossos monumentos históricos e temos orgulhos de mostrá-los. É um lugar mágico, todos merecem passar por essa experiência”, acrescentou Simone.

O projeto contempla a adequação do espaço para visitação, com acessibilidade, sinalização e segurança. A expectativa é de que o local esteja aberto para visitação ainda no primeiro semestre deste ano.

História do Farol de Santa Luzia

O Farol de Santa Luzia, localizado na Praia da Costa, foi construído em chapas de ferro fabricadas na Escócia, erguido em 1870 e inaugurado em 1871, com iluminação inicial a querosene. Com 17 metros de altura e alcance de 32 milhas marítimas, hoje é iluminado por lâmpadas 300 watts e quatro focos servindo de orientação para navegação direcionada aos portos de Vitória, Vila Velha e Tubarão.

Tatiana Negris - (27) 99805-1308

Instagram: @descubraoespiritosanto