14/06/2017 10h02 - Atualizado em 22/05/2018 16h03

Os Passos de Anchieta: caminhada relembra história de São José de Anchieta

Foto: Weverson Rocio
"Passos de Anchieta"

O clima é de ansiedade para quem vai participar da caminhada “Os Passos de Anchieta”. Neste ano, os andarilhos percorrem pela 20ª vez o trajeto feito quinzenalmente por São José de Anchieta, entre a Vila de Rerigtiba e a Vila de Nossa Senha da Vitória, onde hoje são as cidades de Anchieta e Vitória, respectivamente.

A caminhada começa nesta quinta-feira (15), feriado de Corpus Christi, e segue até domingo (18). Os 100 quilômetros serão percorridos em quatro dias, com inicio na Catedral Metropolitana de Vitória e chegada ao Santuário Nacional São José de Anchieta.

O primeiro roteiro cristão das Américas começa com uma missa às 7h, na Catedral Metropolitana, no Centro de Vitória, e em seguida a procissão parte rumo a Barra do Jucu, em Vila Velha, quando são percorridos em média 25 quilômetros.

O segundo dia de caminhada, na sexta (16), inicia às 7h30 na Barra do Jucu e segue para Setiba, em Guarapari, perfazendo 28 quilômetros. No terceiro dia o trajeto continua entre Setiba e Meaípe, percorrendo 24 quilômetros, ainda em Guarapari; e no quarto e último dia, os andarilhos saem de Meaípe e vão até Anchieta, num percurso de 23 quilômetros, finalizando o evento no Santuário Nacional São José de Anchieta.

A expectativa é de que a 20ª edição do evento receba entre 3,5 a 4 mil participantes.  O evento é promovido pela Associação Brasileira dos Amigos dos Passos de Anchieta (Abapa). A Secretaria de Estado do Turismo (Setur) apoia a realização de eventos no Espírito Santo, proporcionando ao capixaba a valorização da cultura local.

Inscrições

Ao turista que deseja percorrer o mesmo caminho feito por São José de Anchieta, o percurso pode ser feito em qualquer época do ano, mas ainda dá tempo de participar da 20ª edição da caminhada “Os Passos de Anchieta”.  O valor é de R$ 100 por pessoa. As inscrições podem ser feitas on-line, em pontos de venda ou no primeiro dia do evento, na catedral de Vitória. Confira os locais e link para inscrições: http://www.abapa.org.br/interna.php?pg=inscricoes

Passeio turístico, histórico e cultural

 “Os Passos de Anchieta” resgatam o trajeto percorrido por São José de Anchieta nos últimos dias de vida. Uma grande caminhada anual congrega centenas de andarilhos que iniciam a procissão sempre no dia de Corpus Christi para concluí-la no domingo. No trajeto, é possível apreciar as paisagens que inspiravam o santo e “mergulhar” nas reflexões que a jornada oferece.

O roteiro é o quarto deste tipo existente no mundo. Os outros três são os famosos caminhos de Santiago de Compostela, na Espanha; a trilha da Terra Santa, em Jerusalém; e a de Roma, na Itália.

 

Serviço:

20º Passos de Anchieta

Local: Vitória a Anchieta

Data: De quinta-feira (15) a domingo (18)

 

Programação:

Quinta-feira (15 de junho)

Catedral de Vitória à Barra do Jucu - 25km

6h30 - Concentração

7h - Missa na Catedral

7h - Aquecimento Físico e partida

 

Sexta-feira (16 de junho)

Barra do Jucu à Setiba - 28km

6h30 - Concentração

7h30. - Aquecimento Físico e partida

 

Sábado (17 de junho)

Setiba à Meaípe - 24km

6h30 - Concentração

7h30. - Aquecimento Físico e partida

 

Domingo (18 de junho)

Meaípe à Anchieta - 23km

6h30 - Concentração

7h30 - Aquecimento Físico e partida

13h. - Saudação de chegada aos andarilhos

13h30 - Entrega dos Certificados

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Setur

Tel.: (27) 3636-8006

Tatiana Negris (Coordenadora)

Felipe Marçal

imprensa@turismo.es.gov.br

www.descubraoespiritosanto.es.gov.br

Twitter: @turismo_es

Facebook: Turismo Espírito Santo

Instagram: @descubraoespiritosanto

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard