01/11/2022 11h22

Painel artístico no Centro de Vitória entra na fase final de produção

A pintura de dois painéis na fachada do Edifício Humberto Gobbi, no Centro de Vitória, deve ser finalizada nos próximos dias. A intervenção artística é resultado do edital de um concurso realizado pela Secretaria de Turismo (Setur) em dezembro de 2021. O objetivo é divulgar os atrativos capixabas, estimulando o sentimento de pertencimento pelo Estado.

O coletivo Locomotipo, além de ser o autor da arte vencedora, é responsável pela realização da pintura dos painéis, com imagens do Congo, da moqueca capixaba, do Convento da Penha, da baleia-jubarte, do Farol de Santa Luzia, voo livre, o café, a Pedra Azul, entre outros.

O secretário de Estado de Turismo, Fernando Rocha, destacou a importância da intervenção para a região central da capital Vitória. “A arte encanta quem chega na nossa capital e representa toda a diversidade do destino Espírito Santo, além de valorizar artistas e muralistas locais, cumprindo com os objetivos do nosso edital”, pontuou.

Um dos membros do coletivo Locomotipo, Paulo Gustavo dos Santos Caldas, adiantou que a técnica utilizada para a pintura do mural é chamada de Doodle Grid. “Foi um desafio que necessitou que recebêssemos a orientação de artistas de outros estados. Esse edital foi extremamente importante porque aqui no Espírito Santo a gente não tinha esse tipo de incentivo. A Setur foi muito sábia em disponibilizar esse tipo de projeto e abrir essa possibilidade para os artistas. Sem este concurso, não teríamos como executar essa intervenção em uma área tão grande”, acrescentou.

A pintura tem atraído atenção de moradores e turistas e já pode ser considerada um novo atrativo no Centro da capital. O síndico do Edifício Humberto Gobbi, Luiz Cláudio, comentou que o painel foi um grande presente para o imóvel e também para toda a cidade de Vitória. “Tudo que agrega arte e cultura é positivo para a região, e o gigantesco painel melhorou muito o Centro, que antes aparentava estar abandonado”, disse.

Além do síndico, outros moradores do condomínio também estão satisfeitos com a transformação do local. Um desses moradores, o servidor público federal Simei Del Pupo da Rocha, chegou a compartilhar fotos do processo de produção da intervenção artística nas redes sociais dele. “De um modo geral, muito me agradou a arte, num contexto geral. É algo que já mostrei para alguns amigos e postei em grupo de WhatsApp. Acho que as pessoas que chegam em Vitória agora têm um ótimo boas-vindas, relacionado aos pontos importantes da cultura local”, declarou.

Assessoria de Imprensa da Setur

Simone Diniz / Eduardo Braz