Pesquisa mostra efeitos da pandemia no transporte ferroviário
Está disponível no Observatório do Turismo os dados relativos ao fluxo de passageiros do transporte ferroviário no Espírito Santo. Os dados fornecidos pela Vale S/A - Estrada de Ferro Vitória Minas (EFVM) demonstram queda significativa em 2020, tanto no embarque quanto no desembarque. Em decorrência da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), o serviço foi suspenso durante três meses em 2020.
Em 2019, foram registrados 275.134 embarques na estação Pedro Nolasco, localizada no município de Cariacica, com destino a Minas Gerais, e 277.606 desembarques de passageiros que vieram para o Espírito Santo.
Já em 2020, as quedas de embarques e desembarques começaram a ser sentidas no mês de março, quando foi registrado um índice, aproximadamente, 50% menor que o ano anterior, sendo que o mês de menor fluxo foi o de maio, com registro de 56 embarques e 86 desembarques.
A pandemia e a necessidade de distanciamento social foram os motivos da queda na utilização deste meio de transporte. Nos meses de junho, julho e agosto, o serviço foi interrompido, havendo a retomada gradual, mas bem menor quando comparado aos números registrados em anos anteriores.
Para consultar os dados completos sobre o fluxo de passageiros do transporte ferroviário no Espírito Santo, acesse: https://observatoriodoturismo.es.gov.br/transporte-ferroviario
Informações à Imprensa:
Assessoria de Imprensa da Setur
Simone Diniz
(27) 3636-8006 / 99805-1308
imprensa@turismo.es.gov.br