23/02/2023 13h51 - Atualizado em 23/02/2023 14h52

Pico da Bandeira: descobrindo o gigante capixaba

Foto: Weverson Rocio

O Pico da Bandeira, situado no Parque Nacional do Caparaó, na divisa entre os estados do Espírito Santo e Minas Gerais, é a terceira maior montanha do Brasil, com 2.892 metros de altitude, ficando atrás apenas do Pico da Neblina e do Pico 31 de Março. Apesar de estar entre a divisa do estado mineiro e do capixaba, 70% da montanha, incluindo o cume, estão localizados no lado capixaba.

Informações

  

O nome Pico da Bandeira surgiu por escolha do imperador Dom Pedro II, no ano de 1859, que determinou a instalação de uma bandeira imperial no cume da montanha. Naquela época, o Pico era tido como o ponto mais alto e imponente do Brasil Imperial. Apesar de hoje não ocupar a posição de maior montanha do País, o Pico da Bandeira ainda é, entre as três maiores, o mais acessível, além de ser a montanha brasileira de maior isolamento topográfico, ou seja, a montanha com maior distância em relação a outra com mesma altitude, ocupando a 21ª posição no ranking global e 5ª no ranking das Américas. 

O Pico da Bandeira também é um dos pontos mais frios da Região Sudeste, com temperatura média na casa dos 15°C no Verão, podendo alcançar até -14°C no inverno. O Pico pode ser acessado tanto por Minas Gerais quanto pelo Espírito Santo. A principal entrada está situada no lado capixaba e o acesso pode ser feito pela Portaria Capixaba do Parque Nacional do Caparaó, que está situada no distrito de Pedra Menina, localizado no município de Dores do Rio Preto, a 250 quilômetros de Vitória.

 

Parceria

 

Recentemente, o Governo do Espírito Santo aprovou uma parceria com o município de Dores do Rio Preto para a instalação de dois relógios digitais com marcação de hora e temperatura. Um desses relógios será instalado nas proximidades da Portaria Capixaba do Parque e o outro será instalado na praça principal do município.

“A instalação dos relógios faz parte de um projeto do Governo do Estado para fomentar a atividade turística de maneira sustentável e melhorar a competitividade dos arranjos produtivos locais do turismo. No caso dos relógios, eles vão auxiliar os aventureiros que desejam chegar ao cume da montanha em segurança, pois as condições climáticas influenciam diretamente no percurso”, disse o secretário de Estado de Turismo, Weverson Meireles.

 

Subida

 

O pico da Bandeira pode ser acessado em qualquer data do ano. Entretanto, os meses de abril a outubro costumam ser os mais recomendados, devido à baixa quantidade de chuvas nesse período, além das baixas temperaturas que dão um toque especial ao percurso. A trilha que leva ao topo do Pico pelo lado capixaba tem uma distância de 4,5 quilômetros e desnível de 650 metros. Para acessá-la, é necessário percorrer um trajeto de 8 quilômetros, que pode ser feito com automóvel, partindo da portaria do Parque até um ponto de parada, de onde é possível seguir a trilha até o topo do Pico.

O trajeto do Pico da Bandeira que leva em média cinco horas para ser concluído, incluindo ida e volta, proporciona paisagens exuberantes e um nascer e pôr do sol mais belos e únicos do Brasil.

 

Dicas para acessar o Pico da Bandeira:

 

- Por conta das baixas temperaturas, é recomendado que se leve roupas de frio. No inverno, roupas de frio mais pesadas e térmicas são extremamente necessárias;

- É necessário levar itens, como alimentos, kits de primeiros socorros e higiene pessoal. Caso queira acampar, levar também barracas;

 

- É importante, por questões de segurança, a contratação de guia de turismo local para conduzir o passeio da melhor maneira possível.

 

Para mais informações sobre o funcionamento do parque, acesse https://www.icmbio.gov.br/parnacaparao/

 

 

Texto: Eduardo Braz

 

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Setur
Tatiana Beling
(27) 3636-8006 / 998051308
imprensa@turismo.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard