22/12/2022 14h52

Plano estratégico para o fortalecimento do Turismo do Espírito Santo 2035 está em elaboração

A Rota Estratégica foi tema da reunião do Contures no início deste mês.

Está em andamento o projeto Rota Estratégica – Economia do Turismo e Lazer do Espírito Santo. O trabalho é resultado do convênio entre a Secretaria de Turismo (Setur) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-ES), assinado em setembro deste ano, e está sendo desenvolvido pelo Observatório da Indústria da Findes. O objetivo é atualizar o Plano de Desenvolvimento Sustentável do Turismo do Estado do Espírito Santo-2025, contemplando demandas sociais expressadas pelos representantes de organizações ligadas ao turismo que compõem o Conselho Estadual do Turismo (Contures).


A equipe do Observatório da Indústria da Findes iniciou as atividades com a etapa dos Estudos Preparatórios. Nessa fase, há o levantamento e análise dos planejamentos prévios do setor do turismo. O grupo também estrutura uma base de dados, buscando o entendimento do panorama socioeconômico e o mapeamento das tendências de mercado. “Este é um trabalho valioso para o turismo capixaba e será acompanhado pelo Conselho Estadual, envolvendo toda a cadeia produtiva do turismo”, destaca o secretário de Estado de Turismo, Fernando Rocha, enfatizando a importância do setor de turismo para a economia do Estado.     


Durante a reunião do Conselho Estadual de Turismo (Contures), no início deste mês, em Vitória, a gerente de estudos econômicos do Observatório da Indústria, Silvia Varejão, apresentou aos conselheiros a proposta e a dinâmica de criação desse material. Ela explicou que a equipe que atua no projeto é composta por economistas e o trabalho do Observatório é de organizar as informações do setor com apoio das instituições que estão na linha de frente. De acordo com a Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (Findes), esse projeto já foi desenvolvido no Paraná, Santa Catarina e Ceará.

Painel de especialistas


Uma das etapas de construção da Rota Estratégica é a chamada Inteligência Coletiva. Entre as ações programadas nessa fase está a escolha de especialistas do setor do turismo, em torno de 50 pessoas, validadas pela Setur e Sebrae, representando empresas, instituições e academia. Definidas as pessoas, em março está prevista a realização do Painel de Especialistas. Além desse encontro, haverá consulta on-line, entrevistas e oficinas com outros especialistas selecionados.

Na sequência, as informações serão sistematizadas e repassadas aos especialistas para validar, corrigir, como também inserir mais informações. Nessa etapa, será elaborado o documento final e o roadmap da Rota Estratégica do Turismo e Lazer, cujo evento de lançamento está previsto para setembro de 2023.

Todas as ações serão acompanhadas tanto pela Setur como pelo Sebrae e contará com a participação dos integrantes do Conselho Estadual de Turismo (Contures).

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Imprensa da Setur

Simone Diniz

(27) 3636.8006 / 998051398

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard