16/06/2020 18h09

Programa de Regionalização do Turismo é tema de videoconferência

Com o objetivo de integrar ainda mais as Instâncias de Governança do Espírito Santo ao Ministério do Turismo, a Secretaria de Turismo (Setur) realizou, na manhã desta terça-feira (16), uma  videoconferência com representantes do setor. O tema principal do encontro foi a “Importância da Regionalização do Turismo”.

A coordenadora geral de Mapeamento e Gestão Territorial do Turismo, Ana Carla Fernandes Moura, participou do encontro representando o Ministério do Turismo. Responsável pelo  Plano de Regionalização Territorial (PRT), ela expôs as ações realizadas e os caminhos para que a comunicação entre todos os entes aconteça da melhor forma.

“Ninguém anda sozinho, no turismo todos tem algo a somar. Nossa equipe está à disposição de vocês para auxiliar tecnicamente, orientar e juntos, cada vez mais, fortalecer o turismo de todo nosso País”, disse a coordenadora.

O secretário de Estado de Turismo, Dorval Uliana, enfatizou a importância das instâncias no segmento turismo na interlocução com todos os atores da cadeia produtiva. “Na semana passada publicamos a certificação de duas instâncias capixabas e enfatizo que a equipe Setur está à disposição para colaborar para que as demais também consigam este reconhecimento legal”, destacou.

Sobre os reflexos da pandemia no setor, Ana Moura explicou que algumas atividades estão sendo revistas. “Estamos revendo planejamentos, adequando à nova realidade, mas sempre mantendo o diálogo e fortalecendo a parceria com todos os interlocutores”.

O secretário Dorval Uliana aproveitou a oportunidade para destacar a importância das Instâncias de Governança na comunicação e orientação sobre as boas práticas de enfrentamento ao novo Coronavírus (Covid -19). “Nós da Setur precisamos que vocês façam chegar a todas as instituições, empresários o conhecimento sobre as normas recomendatórias para enfrentamento à Covid-19. Esta é a primeira ação de retomada da economia do turismo. O destino Espírito Santo precisa se adequar para que, quando tudo isto passar, possamos apresentar o Espírito Santo como um destino seguro”, ressaltou.

Instâncias -  A Instância de Governança Regional é uma organização criada com participação do poder público e dos atores privados dos municípios componentes das regiões turísticas. Ela tem o papel de colaborar na execução do Programa de Regionalização do Turismo - Roteiros do Brasil em âmbito regional.

As Instâncias de Governança Regionais são constituídas por um conjunto de municípios de uma mesma região, com afinidades culturais, sociais e econômicas que se unem para organizar e desenvolver a atividade turística regional de forma sustentável, por meio da integração contínua dos municípios, consolidando uma atividade regional.

Essas Instâncias podem assumir estrutura e caráter jurídico diferenciados, sob a forma de fóruns, conselhos, associações, comitês, consórcio ou outro tipo de colegiado. O intuito é ampliar a participação da sociedade nos processos decisórios e na gestão da atividade turística, além de servirem como mecanismo para qualificação e ampliação da oferta turística regional. No Espírito Santo são dez regiões turísticas, e cada uma é representada por uma IGR.

Assessoria de Imprensa da Setur
Simone Diniz