12/05/2023 17h22

Rota Estratégica constrói caminho do Turismo até 2035

A Secretaria de Turismo (Setur), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) e a Federação do Comércio, de bens, serviços e turismo do Espírito Santo (Fecomércio-ES) realizaram, nesta quarta (10) e quinta-feira (11), um painel com 70 especialistas para a elaboração da “Rota Estratégica para o Futuro do Espírito Santo – Turismo 2035”. O evento, que aconteceu no Hotel Ilha do Boi, em Vitória, debateu o futuro do setor.

 

Durante os dois dias de painel, os especialistas elaboraram a visão de futuro para o segmento do turismo no Espírito Santo, identificaram as barreiras enfrentadas e traçaram uma agenda de ações de curto, médio e longo prazos para o pleno desenvolvimento do setor turístico até 2035.

 

O secretário de Estado de Turismo, Weverson Meireles, destacou a relevância do evento. “É de extrema importância a unificação dos planejamentos existentes para nortear o setor no caminho do futuro, unindo ações para que todos os objetivos caminhem juntos”, afirmou.

 

“É uma alegria o SEBRAE poder fazer parte desse time com um propósito tão elevado que é contribuir com o desenvolvimento do turismo do Estado em paralelo com a nossa atividade coirmã, que é a cultura”, ressaltou o diretor técnico do Sebrae, Luiz Toniato.

 

O evento reuniu especialistas em áreas interligadas ao turismo no Estado: alimentação, cultura, hospedagens, transporte, instâncias de governança e outras atividades que têm relação com o segmento. Durante os dois dias, os especialistas discutiram a situação atual, passando pela visão de futuro, identificando as barreiras e por último, criando ações de futuro para o turismo no Estado.

 

O coordenador de Projetos e Ações de Turismo da Fecormécio, José Antônio Bof Buffon, comentou a importância de a entidade estar inserida neste planejamento. “Foi um grande prazer ter participado neste esforço pelo turismo capixaba. Desde que o presidente da Federação, Idalberto Moro, trouxe o segmento para a Fecomércio, temos nos empenhado para sermos atores relevantes nesse processo de desenvolvimento e planejamento do setor aqui no estado”, disse.

 

Durante o Painel de Especialistas do Rota Estratégica do Turismo, foi elaborada uma agenda de planejamento estratégico de longo prazo para desenvolver esse setor no Espírito Santo até 2035. Mais de 70 especialistas da área traçaram os caminhos que o Espírito Santo percorrerá para se desenvolver no segmento e tornar o turismo capixaba, referência para o Brasil.

 

O Rota Estratégica para o Futuro do Espírito Santo – Turismo 2035, com o planejamento estratégico traçado pelos especialistas, será lançado em formato impresso, em breve, pela Findes.

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Setur
Tatiana Beling
(27) 3636-8006 / 98141-8888
imprensa@turismo.es.gov.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard