09/05/2023 13h02

Secretaria do Turismo participa da Feira Sabores da Terra em Vitória

A Secretaria do Turismo (Setur) estará com um estande na Feira Sabores da Terra, que tem início nesta quinta-feira (11) e segue até este domingo (14), na Praça do Papa, em Vitória. No espaço, representantes dos municípios capixabas estarão divulgando produtos de empreendedores de norte a sul do Estado.

“O evento é um espaço onde produtores locais de todas as regiões podem apresentar e comercializar sua gastronomia, artesanato e atrativos turísticos do Espírito Santo, estimulando o visitante a conhecer um pouco mais do nosso Estado”, afirmou o secretário de Estado do Turismo, Weverson Meireles.

No estande da Setur, os visitantes terão a oportunidade de obter informações sobre os atrativos turísticos do Estado, conhecer empreendimentos e ter acesso ao material promocional dos municípios. Também poderão degustar carne de sol, cachaça, mamão e café. Esses produtos serão ofertados pelo Consórcio ProdNorte, da Região Turística Sul Capixaba dos Vales e Café.

Os visitantes que forem conferir as novidades da Sabores da Terra vão encontrar produtos a partir de R$ 5,00. Entre as novidades, está o cotelone, que é um embutido a base de porco, vinho tinto seco e especiarias, como canela, cravo e noz moscada. O produto é um lançamento da Agroindústria Don Carloni, de Nova Venécia. Segundo o empreendedor Otamir Carlini, o produto é uma adaptação do tradicional Zamponi italiano.

Já a Zandonade Cafés Especiais vai levar lançamentos de novos lotes com perfis sensoriais de maçã do amor, mel, caramelo, rapadura, além de pêssego em calda. Para a empreendedora Tatiane Zandonade, essa é uma curadoria de toda safra do sítio localizado em Venda Nova do Imigrante, onde foram selecionados os melhores cafés que serão apresentados ao público da Sabores da Terra. “Estamos preparando degustações e kits personalizados para quem gosta de um bom café”, disse a empreendedora rural 

Para o diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes), Alberto Farias Gavini Filho, a Sabores da Terra é uma feira muito aguardada pelo público capixaba, já que traz para Vitória os sabores de todo o Espírito Santo. “Proporcionar ao empreendedor do Estado a possibilidade de divulgar seu produto é de extrema importância para o desenvolvimento dos pequenos negócios. Na feira, é possível conectar o produtor de todas as regiões do Espírito Santo ao público que está na Região Metropolitana”, comentou.

 

Tombo da Polenta

De Venda Nova do Imigrante, vem uma tradição muito comum: o tombo da polenta. Neste ano, o momento tradicional terá vez na Praça do Papa, com a presença da realeza do município, de voluntários e de descendentes de italianos para realizar o cortejo e o mini tombo da polenta. O momento traz tradição e cultura italiana para a Feira, além do sabor do prato típico da cidade, que será servido aos visitantes com um molho especial.

 

Tombo da Papa 

“Ao anunciar o ‘tombo da papa’ também como uma das atrações, queremos evidenciar a importância que esse prato típico tem para o Estado, pois é uma delícia gastronômica que lembra nossas raízes e tradições, e que nem todos os capixabas conhecem. Além disso, o evento é uma oportunidade de apresentar aos visitantes o que a força da agricultura familiar representa, com a exposição de diversos produtos feitos com muito carinho e dedicação”, afirmou o organizador do evento, Ademir Dadalto.

Para a sobremesa, opção é o que não falta. Chocolates e doces artesanais de diversas formas de preparos e sabores. Além de cafés especiais em grãos e em pó, destilados artesanais e demais delícias capixabas.

 

Produtos com preços acessíveis

Além de provar as diversas delícias produzidas em terras capixabas e apreciar artesanatos de vários tipos, o evento é uma excelente oportunidade de conhecer novos sabores sem gastar muito. Os produtos são vendidos a preços acessíveis para que todos possam aproveitar da culinária. Além de opções gastronômicas, os visitantes poderão adquirir flores, bebidas e escolher presentes especiais para o Dia das Mães.

 

Serviço:

Feira Sabores da Terra – Evento gratuito, que acontece de 11 a 14 de maio, na Praça do Papa, em Vitória.

 

Programação:

Quinta-feira – 11 de maio


Horário: das 16h às 22 horas

19h30 – Grupo Folclórico Tanzfreude – Categoria Juvenil.

20 h – Grupo Folclórico Bergfreunde de Campinho

20h30 –Tony da Viola

 

Sexta-feira – 12 de maio


Horário: das 16h às 22 horas

19h - Mini Tombo da Polenta

20h - Rogerio Viana Voz e Violão

 

Sábado – 13 de maio


Horário: das 14h às 22 horas

15h30 – Grupo de Danças Folclóricas Alemã Land Der Berge

16h – Grupo de Reis São Sebastião de Afonso Cláudio

17h – Carroceiros

18h – Grupo Tanzerland e Grupo Pommerland,

19h – Tombo da Papa

19h30 – Grupo de Danças Folclóricas Frau Karolin

20h – Luciano Daré & Lara Marinato

 

Domingo - 14 de maio


Horário: das 10h às 18 horas

12h – Mirano Schule

13h30 – Grupo de Dança do Circolo Trentino Di Santa Teresa

14h – Grupo Holland Dans – Categoria Infantil - Danças Holandesas, 15h – apresentação Grupo Folclórico de Dança Imperial Português

16h30 – Brasil Tambores

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Aderes

Débora Pedroza

(27) 99309-8431

debora.pedroza@aderes.es.gov.br

 

Assessoria de Comunicação da Setur

Tati Beling

(27) 98141-8888

imprensa@turismo.es.gov.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard