25/06/2018 18h04 - Atualizado em 26/06/2018 11h29

Seminário de Fortalecimento do Turismo movimenta setor na Região das Montanhas Capixabas

O município de Domingos Martins recebeu, nesta segunda-feira (25), o Seminário de Fortalecimento do Turismo da Região das Montanhas Capixabas. O evento – que reuniu o setor para debater o tema – contou com a presença do governador Paulo Hartung, de autoridades estaduais e locais, de representantes do trade local e nacional, de entidades não governamentais e de Conselhos.

Durante o seminário, o governador destacou o potencial do Estado na área do turismo. Hartung ressaltou a importância dos brasileiros reconhecerem e desenvolverem bons projetos a partir das boas práticas. Ele afirmou que Gramado tem que ser estudado como um bom exemplo no país. “Participo deste evento para valorizar esta militância que coloca de pé a atividade de turismo em terras capixabas. Eu tiro o chapéu para o trabalho desenvolvido por vocês. Temos que mirar as boas práticas que existem no país e no planeta. Por isso, parabéns para Gramado.  Muito bacana conhecer esta iniciativa que preza pela sustentabilidade”, destacou.

Paulo Renato Fonseca Jr., secretário de Estado do Turismo, destacou a relevância do trabalho do governo na adesão do setor à iniciativa. “Só estamos aqui hoje falando desse tema porque temos um Estado organizado, com uma gestão que cuida das contas e das pessoas, proporcionando esse cenário favorável ao desenvolvimento do turismo”, completou. Paulo também apresentou a palestra “Ações e projetos para impulsionar o turismo capixaba”.

O presidente do Montanhas Capixabas & Visitors Bureau, Valdeir Nunes, incentivou o trabalho em conjunto no setor privado. “Temos sempre que falar bem do nosso produto, destacar as nossas qualidades e apoiar uns aos outros, sempre valorizando o sucesso do vizinho também”, explicou.

Seminário

O Seminário de Fortalecimento do Turismo da Região das Montanhas Capixabas tem o objetivo de mostrar as boas práticas no setor, que podem ser adotadas tanto pelo poder público quanto a iniciativa privada, valorizando as cidades que fazem parte da Região Turística das Montanhas Capixabas.

Figuras importantes em nível nacional participaram do evento, como João Alfredo de Castilhos Bertolucci, prefeito de Gramado, com a apresentação “Gramado, Turismo Sustentável, Olhar no Futuro e Respeito às Tradições”, narrando um pouco do caminho que o município percorreu para se tornar um importante destino turístico. Outra participação de fora do Estado foi do diretor de Comunicação de Município de Gramado, Renato Martins, com a palestra “Gramado - Case de Comunicação Positiva”.

O evento também contou com a apresentação do diretor-presidente do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), Júnior Abreu, que falou sobre a nova Lei Estadual da Agroindústria. Everaldo Colodetti, diretor de Crédito e Fomento do Bandes, apresentou a linha de crédito para o turismo Fungentur.

O Seminário de Fortalecimento do Turismo da Região das Montanhas Capixabas é um evento realizado pelas Montanhas Capixabas Convention & Vistores Bureau e Nova Comunicação. E conta com o apoio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), Sebrae, Canaltures, Hotel Fazenda China Park e Secretarias Municipais de Turismo das Montanhas.

Tatiana Negris (coordenadora)

Manoela Zouain