07/07/2023 10h14

Serenata Italiana resgata tradições em Venda Nova do Imigrante com apoio da Setur

Acontece, neste sábado (08), a 20ª edição da Serenata Italiana, uma festa tradicional do município de Venda Nova do Imigrante, que resgata tradições herdadas pelos primeiros imigrantes que chegaram à região. O evento terá comida típica, encontros e muito vinho, além da degustação de polentas, queijos e linguiças artesanais.

A Serenata Italiana terá início a partir das 19 horas, com os grupos seresteiros saindo de quatro bairros: Lavrinhas, Tapera, Providência e Bananeiras, chegando ao Centro de Eventos Padre Cleto Caliman, conhecido como Polentão, às 22 horas. Para participar da festa no Polentão, será necessário adquirir uma pulseira, que está disponível para venda no comércio local ou na Associação Festa da Polenta (Afepol), no valor de R$20.

Durante o evento, moradores e turistas vão sair pelas ruas do município festejando a cultura italiana, cantando, bebendo vinho e degustando iguarias típicas. Enquanto cantam, os participantes degustam polenta, queijo e linguiças preparadas na chapa das “polentas móveis”, geralmente levadas por grupos que se organizam para a Serenata. A proposta do evento é que cada um leve o que vai consumir (bebida e comida) e compartilhe com os amigos.

O secretário de Estado do Turismo, Weverson Meireles, comentou a importância da festa para a região. “A Serenata é uma celebração tradicional que reúne turistas e comunidade, lotando meios de hospedagem e restaurantes, além de movimentar a economia local e fomentar ainda mais o turismo sustentável da Região das Montanhas Capixabas”, disse.

A 20ª Serenata Italiana é uma realização da Afepol, com o apoio da Secretaria do Turismo (Setur), por meio do Edital de Eventos.

 

Serviço:

 

Serenata Italiana 2023

Local: Ruas de Venda Nova do Imigrante e Centro de Eventos Padre Cleto Caliman – Avenida Pedro Minete, 131-199;

Data: 08 de julho de 2023 – sábado; 

Ingressos: R$20 (disponíveis no comércio, em hotéis, pontos de agroturismo, e na Associação Festa da Polenta); 

Bairros pontos de partidas: Tapera, Providência, Bananeiras e Lavrinhas;

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Setur
Tati Beling
(27) 3636-8006 / 98141-8888
imprensa@turismo.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard